05/06/2017

Uma boa prática da educação

Prefeitos e secretários municipais de educação da região estiveram reunidos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Jesus, na manhã de quarta-feira, dia 31 de maio, para a apresentação e discussão de uma boa prática na educação. O prefeito bom-jesuense, Frederico Arcari Becker, Lico, destacou que “as iniciativas que dão resultados positivos devem ser compartilhadas para que outros municípios também possam beneficiar suas comunidades”. Ferramentas do Sem Fronteiras – Tecnologia Educacional mostram que por meio da inclusão digital de alunos e professores aperfeiçoa-se a qualidade da educação utilizando a tecnologia.

Além do prefeito Frederico, da secretária de Educação, Cultura, Desporto e Lazer de Bom Jesus, Gilce Maria Aver Leoni e sua equipe, também participaram: de Pinhal da Serra - prefeito Anderson de Jesus Costa, secretário de Educação Ademar Rodrigues Lopes e a professora Carmem Borges; de São José dos Ausentes – prefeito Ernesto Valim Boeira, secretária de Educação Stela Aparecida Valim Boeira Bruscatto e a supervisora escolar Luciane Constantino; de Monte Alegre dos Campos – prefeito Hildebrando de Almeida; e, de Jaquirana – assessor de planejamento e projetos Rodrigo Lafuente.

Recepcionados naquela manhã chuvosa primeiramente no gabinete do prefeito Frederico, depois seguiram todos para a Escola Bom Jesus, localizada a cerca de seis quilômetros da cidade. No educandário, o diretor professor Valfredo Fonseca desejou as boas vindas e explanou um pouco sobre a Escola Bom Jesus e as atividades desenvolvidas. Em ato contínuo, saborearam delicioso café com misturas (rosca, pão, feijão mexido, paçoca de pinhão) no refeitório.

Já no laboratório de informática, a professora Aline Pereira Pinto, acompanhada por alunos do quinto ano, discorreu sobre o Sem Fronteiras, explicando um pouco o que é o programa e como funciona. Fizeram demonstrações práticas com os alunos que convidaram os visitantes para sentarem e acompanharem juntos as orientações da professora. Depois foi a vez da professora Lucrécia Huff que atua com a educação infantil, mostrando que as ferramentas podem ser bem utilizadas também pelos menores alunos.

A proposta com o Sem Fronteiras na Educação é a formação integral do aluno: “preparamos alunos para serem melhores cidadãos, para tomarem boas decisões, serem críticos, fazerem análises e boas escolhas. Formar para a vida é nosso foco, tendo como eixo principal na prática pedagógica que é preciso entender o professor e conhecer seus desafios para que as novas atividades propostas surtam efeito positivo, dando suporte para planejamentos pedagógicos efetivos e interessantes”.

“A fluência das crianças de hoje na tecnologia é uma oportunidade que as escolas têm para aumentar o interesse dos alunos nos estudos, trabalhar valores, revisar os diversos conteúdos e utilizar as ferramentas digitais de forma intuitiva e lúdica. Já se tornou impossível dissociar educação de tecnologia. As novas gerações estão definitivamente conectadas e familiarizadas com computadores, celulares e tablets. Cabe à escola oferecer recursos para que esse interesse natural se converta em aprendizado”, frisou Jaime Nunes Ramis, representante da Sem Fronteiras – Tecnologia Educacional.

Fundada em 1998, para levar soluções tecnológicas à educação, a Sem Fronteiras visa a melhoria da prática educativa. Integra as matérias da grade curricular e a tecnologia aos valores que formam para a vida e a cidadania. Foi criada para desenvolver tecnologia educacional para a educação pública, e hoje leva soluções para instituições públicas e privadas em todo o território nacional. Suas ferramentas estimulam a autoria, o pensamento sistêmico, a avaliação de impactos. Alunos motivados para a autoria e criação. Professor seguro e motivado para usar a tecnologia em planos de aula mais instigantes e desafiadores. “Aliamos as tendências de educação e tecnologia para desenvolver soluções digitais inovadoras e aumentar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem”, salientam.

Ao final das apresentações, o prefeito Frederico mais uma vez falou da importância de poder repassar aos municípios vizinhos uma experiência exitosa. Já os representantes de Monte Alegre, Ausentes e Jaquirana ressaltaram a importância destas ferramentas para o desenvolvimento educacional na região. Como despedida, prefeitos e visitantes passaram em algumas salas de aulas e fotografaram com professores e alunos.

Mais fotos na página "Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Bom Jesus RS" no Facebok.

Duclerc João da Silva - Redação e Imagens
Assessor de Comunicação