O Mapa do Turismo Brasileiro ajuda a nortear a definição de aporte de recursos orçamentários pelas áreas de atuação do MTur.
Empenho, foco e determinação possibilitaram que o município de Bom Jesus retornasse ao Mapa do Turismo Brasileiro, em ação empreendida pela Secretaria Municipal de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Inovação, com orientações e apoio da S&S Cultura Turismo Eventos e do Condesus através da Dani Ligabue. “Foram alguns meses de intensa movimentação de documentos, organização de estrutura, reuniões com equipe e com o Conselho Municipal do Turismo e, felizmente, agora estamos no Mapa”, destaca a secretária Jéssica Melo da Silva. “Agora estamos aptos para buscar e receber mais recursos nas esferas estadual e federal de Governo”, salienta. O processo de organização e melhoria do setor público de Turismo seguem com ações práticas, efetivas, burocráticas, de envolvimento social e comunitário, organização de eventos e das estruturas, aproximação e união de esforços com os empreendedores e trabalhadores do setor, implantando e aprimorando o sistema municipal do Turismo (Conselho, Plano e Fundo).
O Mapa do Turismo Brasileiro ajuda a nortear a definição de aporte de recursos orçamentários pelas áreas de atuação do MTur, além de categorizar os municípios no intuito de identificar o desempenho da economia do setor. Estar no Mapa Brasileiro do Turismo demonstra que o município está organizado com relação aos instrumentos de gestão municipal para turismo e é imprescindível para que o tenha oportunidade de fomentar o desenvolvimento do setor. Agora Bom Jesus tem acesso facilitado a recursos financeiros, programas de capacitação e ações de promoção e desenvolvimento do Ministério do Turismo, além de um maior respaldo para políticas públicas locais.
Entre os principais benefícios de estar no Mapa do Turismo estão: Acesso a recursos e investimentos - participação em editais e programas de fomento com destinação prioritária de recursos do Ministério do Turismo (MTur) para o setor; facilita a articulação com deputados federais para a destinação de emendas parlamentares; e, melhora a eficiência alocativa de recursos públicos, segundo o MTur. Políticas públicas e gestão - integração e maior participação nas definições de políticas públicas do Ministério do Turismo; suporte para a melhoria da gestão do turismo local; e, maior respaldo e credibilidade para ações e projetos locais de desenvolvimento turístico. Capacitação e promoção - acesso a programas de capacitação profissional para gestores e profissionais do turismo; e, participação em ações promocionais, como feiras, famtours e projetos de desenvolvimento, que visam fortalecer a atividade turística local. Desenvolvimento regional - estímulo ao desenvolvimento econômico e social das regiões turísticas; e, identificação e mapeamento das vocações turísticas locais, o que facilita a criação de roteiros e produtos turísticos mais estruturados.
“Nossa administração vê o Turismo como um dos principais setores a serem fomentados. Graças ao esforço conjunto reconquistamos nosso espaço no Mapa. E vamos ampliar ainda mais nossas ações no setor”, comemora e enfatiza o prefeito Frederico Arcari Becker. Segundo a secretária Jéssica, o planejamento das ações garante melhor trajetória e graças a dedicação e envolvimento de toda a equipe, não só do Turismo mas de toda a administração, vamos melhorando nossos índices. A adoção do Programa Estruturante + Turismo em Ação vem garantindo a ampliação das oportunidades de investimento, tanto do setor público quanto da iniciativa privada, e isso promove o desenvolvimento e melhora a qualidade de vida de toda a população bom-jesuense.