07/12/2021 Agricultura

Realizado encontro técnico de qualificação e promoção do queijo serrano

Entre os assuntos o estudo científico para a redução do tempo de maturação do queijo serrano

As responsáveis pelo Serviço de Inspeção Municipal de Bom Jesus (SIM) Cátia Dal Bello Giacomett e Larissa Kramer juntamente com a médica veterinária Mônica Vieira e os técnicos do escritório da Emater participaram de uma  capacitação técnica do Serviço de Inspeção Municipal de BPA (Boas Práticas Agropecuárias) e BPF (Boas Práticas de Fabricação) do queijo artesanal serrano.

Entre os temas abordados estavam o estudo científico para a redução da maturação do queijo serrano, prática e discussão técnica sobre ordenha higiênica, microbiologia e qualidade do leite, prevenção, controle e tratamento da mastite e resíduos de antibióticos no leite, qualidade da água para ordenha e uso na queijaria.

No período da tarde os temas abordados foram controle de zoonoses e produção de queijos de leite cru, produção de Queijos com leite da própria propriedade e implicações legais (SIM, CISPOA, SIF, SUSAF. SISBI e Selo ARTE). E ainda parâmetros legais microbiológicos vigentes para leite e queijos, interpretação dos resultados das análises e orientações técnicas necessárias para a devolução aos produtores. De onde vem as bactérias que contaminam o leite e os queijos? Possibilidade de redução do período de maturação: Como se pode obtê-la através do emprego das BPAs, produção de leite de qualidade e consequente qualificação microbiológica do queijo?

O encontro foi realizado na  propriedade do produtor José Telmo de Quadros Vieira  em Jaquirana.