06/10/2021 Agricultura

Queijo artesanal serrano passa a ser patrimônio cultural de natureza imaterial de Bom Jesus

Projeto de lei proposto pelo vereador Sergio Billieri e aprovado por unanimidade foi sancionado pela prefeita Lucila Maggi

A prefeita de Bom Jesus Lucila Maggi sancionou o projeto de lei que declara o queijo artesanal serrano como patrimônio cultural de natureza imaterial do município. A referida legislação foi proposta pelo vereador Sergio Billieri (MDB), e aprovada por unanimidade no Legislativo. Entre as justificativas para a apresentação desta proposta, e que foi relatada pelo vereador, está a relevante importância do queijo artesanal serrano para os pecuaristas das pequenas e médias propriedades do município e da região. “Em muitos estabelecimentos é mais importante economicamente que a própria venda de animais durante o ano”, destaca o vereador.

O serrano é um dos queijos artesanais mais antigos do Brasil, é produto exclusivo dos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul. O vereador Sergio Billieri ainda destaca na justificativa do projeto que a produção do queijo é uma forma de agregar valor e gerar emprego no campo. Permite que os jovens permaneçam nas propriedades garantindo assim a sucessão familiar e evitando a erosão cultural e o exôdo rural.

A Emater e outras instituições de pesquisa e órgãos governamentais desenvolvem um programa de qualificação e certificação do queijo artesanal serrano. Recentemente quatro queijarias em Bom Jesus receberam o selo SIM do Serviço de Inspeção Municipal, e agora buscam o SUSAF e o Selo Arte do Governo Federal.Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura, o queijo é produzindo em pelo menos 260 propriedades rurais. Em julho é realizada a tradicional Festa da Gila e do Queijo Artesanal Serrano.

Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas).