31/01/2012

Promulgada Lei que permite a prática da queima de campo controlada na região dos Campos de Cima da Serra

A notícia soa como uma vitória para os produtores rurais de Bom Jesus....

A queima de campo é uma antiga reivindicação dos produtores rurais dos Campos de Cima da Serra. A lei, que permite a prática na região, foi promulgada esta semana, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

A “Sapeca de Campo”virou lei e a prática poderá ser realizada, de forma controlada, por órgãos municipais de fiscalização ambiental, para a renovação das pastagens no solo de difícil manejo da região dos Campos de Cima da Serra. O projeto de autoria dos deputados do PMDB Edson Brum, Giovani Feltes e Maria Helena Sartori foi promulgado na segunda-feira, dia 29, em cerimônia presidida pelo deputado José Sperotto (PTB), vice-presidente da Casa.

A notícia soa como uma vitória para os produtores rurais de Bom Jesus. Há muito tempo o prefeito José Paulo de Almeida e o vice Ajadil Almeida lideram comitivas de autoridades municipais e de produtores, que reivindicam a liberação da prática na região para a sustentabilidade econômica do município.

O deputado Ronaldo Santini (PTB) foi o relator da matéria, em sua tramitação no Parlamento, e atuou firmemente junto ao governo do Estado para o desfecho favorável. Ele agradeceu o empenho de todos os deputados envolvidos na causa, em especial ao deputado federal Alceu Moreira (PMDB), autor do projeto de origem que tramitou na Assembleia, na legislatura passada, e também às demais lideranças da região que acreditaram na vitória concretizada nesta segunda.

“A sapeca do campo é o menor dano possível causado no meio ambiente para ocorra o manejo destas áreas. Para os produtores é uma esperança de dias melhores na sua atividade”, defendeu Santini.

Fonte:

Daiana Silva