04/04/2012

Prefeitos de Bom Jesus e de Ausentes participaram de audiência em prol da BR-285, em Florianópolis

Os prefeitos gaúchos acompanharam a delegação de empresários e de lideranças políticas de Santa Catarina....

Na última segunda-feira, 2 de abril, os prefeitos José Paulo de Almeida, de Bom Jesus, e Erivelto Velho, de São José dos Ausentes, participaram da Audiência Pública realizada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis.

A sessão especial debateu a busca e as soluções para a obra de pavimentação da Serra da Rocinha. Os prefeitos gaúchos acompanharam a delegação de empresários e de lideranças políticas de Santa Catarina.

Um adesivo gigante, colado no chão da Assembleia Legislativa catarinense, chamou a atenção e demonstrou os 740 km de extensão da rodovia, que inicia em São Borja (RS) e se estende até a BR 101, em Araranguá (SC). O pedido de Audiência Pública foi feito pela Associação Empresarial de Araranguá (Aciva), em parceria com a Associação Empresarial de Imbituba (Acim), ao deputado estadual José Milton Scheffer.

"O movimento está no caminho certo, começando a colher o compromisso das autoridades. Tudo o que foi discutido na audiência fará parte de um documento que será encaminhado ao Governo Federal. Mesmo com a programação da obra no PAC estamos cientes de que os recursos públicos são muito disputados, por isso temos que levar esse pleito ao DNIT, formar uma expedição para ir até o Ibama e reivindicar a conclusão, que está sendo aguardada há 50 anos. A partir desta reunião vamos encaminhar uma audiência em Brasília para, no máximo, 60 dias", disse Scheffer.

"As diversas reuniões promovidas em prol da BR-285 sensibilizaram lideranças políticas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Encerramos hoje uma mobilização estadual do pleito, sensibilizando para a necessidade dessa obra para a região. Estamos unidos e prontos para começar uma mobilização nos órgãos federais responsáveis por agilizar as providências técnicas e legais por parte do DNIT que permitam a emissão, pelo IBAMA, da Licença Ambiental de Operação (LAO)", afirma o presidente da ACIVA, Cláudio Alberto Damo.

De acordo com o Deputado Federal, Espiridião Amin, o Fórum Parlamentar Catarinense assume a responsabilidade de lutar pela causa e pleitear em nível federal. O DNIT de Florianópolis, em nome do Diretor João José dos Santos, por intermédio de ofício, se pronunciou evidenciando que a conclusão dos 30 km da rodovia que se encontra em leito natural, sendo 8 km no Rio Grande do Sul e 22 km em Santa Catarina, está no orçamento do PAC e o cronograma é licitar a obra ainda este ano.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Aciva