21/07/2021 Turismo

Prefeitos assinam moção para que situação da Ponte das Goiabeiras seja resolvida

Lideranças pedem que o Governo Federal assuma a BR 438 a Rota Caminhos da Neve que liga Bom Jesus a São Joaquim (SC)

Lideranças de Bom Jesus e da região assinaram uma moção pedindo ao Governo Federal que assuma a BR 438, a chamada Rota Caminhos da Neve. O documento, foi assinado inclusive pelo Secretário Estadual de Turismo do Rio Grande do Sul Ronaldo Santini (foto) durante reunião com os prefeitos e secretários de Turismo em Bom Jesus.

A rodovia que liga Bom Jesus a São Jaoquim (SC), é considerada muito importante para o desenvolvimento turístico e escoamento de produção regional. Falta a pavimentação de 43 km no Rio Grande do Sul e 10,3 km do lado catarinense. A Ponte das Goiabeiras, no Rio Pelotas na divisa dos dois estados já caiu pelo menos oito vezes, está amarrada e interditada, e tem sido a própria comunidade que tem feito as melhorias. Devido a falta de infraestrutura nesse trecho, em 2013 fechou uma escola estadual que havia na comunidade de Santo Inácio.

A empresa que fazia a linha interestadual de transporte coletivo também abandonou os serviços. Em torno de 59% da comunidade que habitava no distrito de Santo Inácio foi embora segundo o censo do IBGE. De acordo com o presidente do Conselho de Turismo de Bom Jesus Jaziel de Aguiar Pereira, a BR 438 interligada a BR285, fomentará o turismo regional, uma vez que Campos de Cima da Serra, Serra Gaúcha, Serra Catarinense e Vale do Araranguá estarão interligados. Em Santa Catarina existe o projeto executivo até a Ponte das Goiabeiras e as obras estão paralisadas desde 2018. O Exército executou 18 km de obras na rodovia em direção ao estado gaúcho. No Rio dos Touros, no interior de Bom Jesus, os veículos ainda cruzam por dentro d’água.

Segundo a Associação Gaúcha dos Produtores de Maçã (AGOPOMI), a Rota Caminhos da Neve irá proporcionar uma redução entre 305 a 427 mil km por safra.  Em levantamento feito junto a ABPM (Associação Brasileira de Produtores de Maçã) e a AGAPOMI indica uma deficiência de armazenagem girando em torno de 150 mil toneladas. “A pavimentação criará condições de viabilidade para a instalação de mais câmaras frias, visto que grande quantidade de frutas que são colhidas entre Bom Jesus e São José dos Ausentes e São Joaquim estão sendo embaladas na região de Fraiburgo”, destaca Jaziel. Ele acrescenta que  municípios da   região estão perdendo aproximadamente R$ 49,6 milhões em geração de ICMS, pela falta da BR-438, se o excedente da fruta fosse embalado na própria região.

Foi levando em conta esses e outros dados que as lideranças decidiram solicitar que a Presidência da República juntamente com o Ministério da Infraestrutura e Dnit providenciem, o mais breve possível, a emissão da chamada “Portaria de Absorção” e promovam uma recuperação imediata, pelo menos, da Ponte das Goiabeiras onde é o trecho mais crítico. A secretária de Turismo de Bom Jesus Adriana Varella, ressalta que com a interligação das regiões através dessa rodovia haverá um crescimento no fluxo de turistas que chega até ser difícil mensurar neste momento. “Serão dezenas de novos atrativos a serem ofertados na trade turística".