15/06/2012

Pedido pela Rota Caminhos da Neve é reforçado no Daer

Lideranças de Bom Jesus e deputados reforçaram novamente o pedido pela obra que interligará Gramado (RS) e Florianópolis (SC)...

A deputada Maria Helena Sartori (PMDB) reuniu-se ontem, no DAER, em Porto Alegre, com o diretor de Infraestrutura do Estado José Luis Barbosa e com o engenheiro Jeferson Couto. No encontro, que também contou com a presença do deputado Alceu Barbosa Velho (PDT), do vice-prefeito de Bom Jesus, Ajadil de Almeida (PSDB), vereadores, produtores rurais e outras lideranças locais foram apresentados detalhes do projeto “Rota Caminhos da Neve”, que interligará Gramado (RS) e Florianópolis (SC).

A estrada foi definida pelos empreendedores do setor turístico e pelas autoridades da região como uma das principais obras de infraestrutura entre os dois estados e também como prioridade para a Copa 2014. No encontro, a deputada reiterou a solicitação das lideranças regionais para que a Rota (trecho de apenas 44 km), que encurtará mais de 160 km entre a Serra Gaúcha e a Serra Catarinense, seja incluída no Sistema Rodoviário Estadual. Maria Helena frisou que esta rodovia vai impulsionar a economia de vários municípios que ficam ao longo do trecho.

Foi lembrado que fazem mais de 23 anos que lideranças dos Campos de Cima da Serra e da Serra Catarinense lutam pela conclusão dessa estrada, sendo que a nova ligação entre os dois principais destinos turísticos da região Sul irá encurtar o trajeto em mais de 100 quilômetros.

O diretor de Infraestrutura do Estado informou que o DAER está finalizando o termo de referência para então lançar o Edital da licitação do estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a rodovia. Após a licitação e depois de a empresa vencedora entregar o estudo ao Estado, será iniciada a fase de elaboração do projeto executivo da obra.

A expectativa é que o edital seja lançado o mais breve possível. “Temos certeza de que essa rodovia é a redenção econômica para o desenvolvimento da região dos Campos de Cima da Serra. Além das vantagens para o turismo, a produção primária da região será beneficiada com melhores condições de escoamento”, afirmou Maria Helena.

Estatísticas de entidades turísticas dos dois Estados apontam que a nova rodovia pode desviar o tráfego da BR-116 e da BR-101, permitindo a passagem de pelo menos 500 mil pessoas ao ano na nova rota. Além desse montante, a ansiedade dos municípios é pela pavimentação de 44 quilômetros no Rio Grande do Sul e 24 em Santa Catarina para aproveitar o fluxo turístico da Copa do Mundo de 2014.

No estado catarinense, onde a rodovia já existe e os trabalhos estão contratados, a expectativa da Secretaria de Estado de Infraestrutura é de conclusão do asfalto no primeiro semestre do ano que vem. Apesar de as obras estarem paradas e lideranças pedirem a contratação de uma empreiteira para continuar as obras realizadas pelo Exército, não deve haver atrasos.
Fonte: Jornalista Mauro Lewa Moraes / Assembleia Legislativa RS