Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
28/09/2019
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Outros olhares: 26ª Feira Municipal do Livro será de 8 a 11 de outubro

Com o tema “Outros olhares”, a 26ª Feira Municipal do Livro de Bom Jesus será realizada de 8 a 11 de outubro, no Salão Paroquial da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus.

A realização é do Departamento de Cultura, com o apoio e participação de toda Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, com apoio institucional da Associação Bom-Jesuense de Amigos da Cultura (ABAC) e Conselho Municipal de Política Cultural.

A equipe organizadora teve que buscar alternativas para superar dificuldades que se apresentaram à realização e as soluções encontradas proporcionam inovação e o aprimoramento da Feira do Livro. Diante disso, nesta edição teremos a figura do patrono compartilhada pelos autores Olavo Ramalho Marques e Egber Antônio Tibola da Silva, mais a participação de um autor presente e também um palestrante animador. Todos eles terão espaço na Feira para explanação sobre suas obras e, apresentando e defendendo ideias e modos de vida, será oportunizado um leque de variadas linhas ideológicas e de gêneros literários.

Falando em gêneros literários, a Feira valoriza e promove o setor do livro/leitura/literatura devendo ter à venda títulos variados como de escritores bom-jesuenses, livros espíritas, de autoajuda, religiosos, literatura infantil e juvenil, literatura nacional e internacional para adultos, gastronomia, saúde e ervas, turismo, negócios, livros acadêmicos, de arte, pedagógicos e inclusivos. Para a definição do livreiro, a equipe também analisou entre algumas propostas recebidas e optou por ter como parceira para esta edição a Livraria Outras Páginas, de Passo Fundo, que tem à sua frente o bom-jesuense Diones Lima, já com larga experiência em diferentes eventos literários, como exemplo o de Passo Fundo.

Todas as escolas do município já receberam um livreto com as informações referentes aos autores que estarão em Bom Jesus e sobre suas obras, para facilitar a identificação dos autores pela classe estudantil e motivar atividades em sala de aula com essas temáticas e conceitos trabalhados no evento. 

Além dos livros, a Feira terá palestras e apresentações artísticas de música e artes cênicas.

O horário de funcionamento da Feira do Livro será das 9 às 21 horas e terá livros com preços bem acessíveis e também lançamentos com preço de capa mais altos, ou seja, "agrada a todos os gostos e bolsos".

SOBRE OS PATRONOS

OLAVO RAMALHO MARQUES - Antropólogo, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Campus Litoral Norte, atuando no Mestrado em Dinâmicas Regionais e Desenvolvimento e em disciplinas na área da Antropologia e Ciências Sociais junto a cursos de graduação da universidade. É doutor em Antropologia Social pela UFRGS e autor do livro “Sobre raízes e redes: territorialidades negras no sul do Brasil”. Foi professor da Universidade de Caxias do Sul e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) nos campi Osório e Campus Caxias do Sul, onde atuou como Coordenador de Extensão e Coordenador de Desenvolvimento Institucional. Vem dedicando-se à pesquisa e produção de conhecimento nas áreas de Antropologia Urbana e Antropologia Visual e da Imagem, tematizando especialmente as identidades, territorialidade e memórias entre populações tradicionais do sul do Brasil.

Sobre raízes e redes: territorialidades negras no sul do Brasil

        O livro apresenta um estudo etnográfico sobre as dinâmicas territoriais de populações negras em Caxias do Sul e Porto Alegre, as duas maiores cidades do Rio Grande do Sul - estado situado no extremo sul do Brasil. Investiga-se a forma como, em meio aos processos de transformação urbana, se articulam identidades étnicas e raciais e como estas definem territorialidades.

        Em Porto Alegre, capital do estado, são enfocadas duas comunidades remanescentes de quilombos em território urbano, Quilombo do Areal e Família Fidelix, bem como a apropriação simbólica do Mercado Público Central pelos adeptos das religiões de matriz africana, na tradição Bará do Mercado. Em Caxias do Sul, segundo maior núcleo urbano do estado, inserido em uma região marcada pela colonização italiana, enfatiza-se a emergência de rituais e discursividades que trazem à tona a presença negra na cidade ao longo do tempo.

        Partindo-se da ideia da existência de uma geopolítica das populações urbanas, enfatiza-se a disputa simbólica entre grupos etnicorraciais e os jogos identitários que se intensificam com crescimento de fragmentação cultural nas cidades. Neste contexto, ganham relevo duas poderosas metáforas: a da raiz, que articula territorialidades, identidades e memórias, e de rede - desde as redes que compõe os grupos sociais, e assim as cidades, aos elos entre sujeitos que atuam nas políticas de proteção à diversidade e ao patrimônio cultural, pensando-se também a própria etnografia como processo de atravessar e tecer redes de relações.

        Derivada da tese de doutorado em Antropologia Social do autor, a obra aponta para a presença de identidades fortemente territorializadas nessas cidades, para o papel central da ancestralidade entre os grupos afro-brasileiros e para emergência de novas discursividades, por parte das populações negras (bem como de grupos que aderem a formas simbólicas de forte ascendência africana) em busca de visibilidade e garantia de direitos.

            Raiz e rede são poderosas metáforas que permitem refletir sobre os processos de territorialização das identidades dos grupos urbanos. Ao se enquadrar a vida nas grandes cidades, tempos e espaços múltiplos se evidenciam. Apresentando um estudo etnográfico sobre as dinâmicas territoriais de populações negras em Porto Alegre e Caxias do Sul, o livro aponta para a presença de identidades fortemente territorializadas nessas cidades, para uma centralidade da ancestralidade entre os grupos afro-brasileiros e para a emergência de novas discursividades em busca de visibilidade e garantia de direitos.

EGBER ANTÔNIO TIBOLA DA SILVA - Nascido na cidade de Caxias do Sul, no dia 25 de abril de 1977, filho de Délcio Antônio da Silva e Leida Tibola da Silva. Ainda em seu primeiro ano de vida, foi trazido para Bom Jesus, onde cresceu influenciado pelos princípios da “Palavra de Deus”. Sua avó paterna, dona Magdalena Ferreira de Mello da Silva, católica praticante, dedicava-se a ensinar-lhe a Bíblia Sagrada e a fé cristã. Cursou seus primeiros anos escolares na Escola Conde Afonso Celso e, na adolescência e juventude, dedicou-se a aprofundar seus conhecimentos bíblicos e teológicos, tendo sido consagrado Pastor aos 21 anos de idade. É casado com Marta Cândido da Silva há 21 anos. O casal tem quatro filhos: Letícia, Linda Antônia, Egber Davi e Lidia Hadassa. Exerceu o pastorado nas cidades de Caxias do Sul, São Marcos, Sananduva e Ibirubá. Há 12 anos em Carazinho, dirige a Igreja Lugar de Vida, naquela cidade, além das igrejas de Passo Fundo e Não-Me-Toque.

        Bacharel em Administração, pela Universidade de Passo Fundo, Egber possui formações em Coach Profissional com PNL, Advanced Coach, Master Coach e Liderança de Alta Performance pelo Instituto Brasileiro de Alta Performance e pela Rede de Empreendedores. Hoje cursando MBA em Liderança Sustentável e Coaching Executivo. Em 2016 foi agraciado pelo Município de Carazinho com a Comenda Leonel de Moura Brizola, em reconhecimento aos seus relevantes serviços àquela comunidade. Em 2017, recebeu da ICAL (Coalização das Lideranças Apostólicas Internacionais) o título de Apóstolo, em reconhecimento à sua influência como liderança cristã no RS.

        O foco de seu trabalho tem sido a formação e multiplicação de lideranças comprometidas com os princípios bíblicos para atuar em todas as áreas da sociedade. Para esse fim, desenvolve seu trabalho pastoral e apostólico na Região do Planalto Médio gaúcho, formando pastores e lideranças leigas em todo o Rio Grande do Sul, como Treinador da Rede de Empreendedores, realizando formações em coaching, seminários, palestras e processos de coaching, tanto para lideranças cristãs quanto para empreendedores.

VOCÊ LÍDER, Ativando Seu Potencial

        Em 2017, o pastor Egber Tibola aceitou o desafio de transformar em livro o Seminário Você Líder, ativando seu potencial, para disponibilizar de forma mais ampliada seus conhecimentos e experiências. Apresenta, com uma linguagem clara, o que é a verdadeira liderança e os passos necessários para uma liderança influente e de sucesso. Quando falamos sobre liderança estamos tratando de um dos assuntos mais importantes da humanidade, pois passará pelos verdadeiros líderes as soluções para os desafios e as melhorias que esperamos. O pastor Egber Tibola é um verdadeiro líder e quando fala e escreve sobre liderança o faz com autoridade. A autoridade de quem ensina pelo exemplo, de quem inspira a ação e tem feito a diferença na vida das pessoas que têm tido contato com ele.

        Neste livro, em uma linguagem acessível, você entende os passos que percorre um líder consciente do seu propósito e que obedece a princípios que são capazes de o levar a grandes conquistas. O autor discorre sobre o desenvolvimento da verdadeira liderança, com o passo-a-passo da formação do líder, a compreensão do seu potencial de liderança e os benefícios coletivos e pessoais que a sua liderança pode gerar.

        O livro é composto de duas partes. Na primeira parte você compreende o que é a verdadeira liderança e as etapas da formação do líder. Na segunda parte contém áreas e estratégias de desenvolvimento constante do líder. O livro demonstra que liderança não é uma característica inata e que você pode desenvolver seu potencial de liderança. O mundo clama por líderes, e você é a resposta.

Israel

        Nos últimos anos Egber tem viajado regularmente à Terra Santa, ou seja, já esteve seis vezes em Israel. São períodos de estudos bíblicos, históricos, antropológicos e experiências espirituais transformadoras. Em Israel, na região da Galileia, visitou lugares que marcaram a trajetória de Jesus Cristo, visto que ele morou naquela região e lá realizou muitos milagres. “Conhecer Nazaré, fazer o passeio de barco no Mar da Galileia, visitar os locais onde Jesus esteve e o batismo no Rio Jordão me marcaram profundamente”, frisa.

        Ao Norte estão as nascentes do Jordão, aos pés do Monte Hermom. “Naquela região sempre me emociono ao ouvir as heróicas histórias que envolvem o povo de Israel e os seus inimigos nas fronteiras. Eles sofreram com os domínios Assírio, Babilônico, Romano, Turco e mais recentemente o Holocausto, onde milhões foram exterminados pelo nazismo de Hitler”.

        No caminho para Jerusalém, Egber sempre visita lugares bíblicos como o Meguido ou Vale do Armagedon, O Monte Carmelo, local dos milagres do Profeta Elias, a Cesaréia de Herodes, as modernas Haifa e Tel Aviv e Jope, citada na Bíblia pela presença do Profeta Jones e do Apóstolo Pedro. Ao Sul, no deserto da Judéia, estão a fortaleza de Massada, as cavernas de Qunram, onde foram encontrados os manuscritos que comprovam a veracidade da Bíblia atual, local onde Egber gosta de fazer um passeio de camelo e de banhar-se no Mar Morto, onde não há como afundar na água devido a concentração de sal.

        “Minha grande expectativa, porém, sempre é pela chegada a Jerusalém, a Santa Cidade. Jerusalém é o encontro da terra e do céu. Sigo os passos de Jesus, entrando a partir do Monte das Oliveiras. Passando pelo Jardim do Getsemani, onde Jesus orou, suou sangue e foi preso pelos romanos. O Gólgota, local da crucificação, e o túmulo vazio me proporcionam uma experiência espiritual indescritível. Rego aquele solo seco com minhas lágrimas de emoção”, salienta.

      AUTOR PRESENTE

SAMUEL SCHNEIDER - Residente em Passo Fundo, é formado em Direito, Mestre em História e professor de Ensino Fundamental. Já estudou na Alemanha, faz palestras e recentemente lançou um canal no YouTube divulgando suas pesquisas sobre o nazismo de Adolf Hitler. É autor dos livros Documentos nazistas: crimes do Exército alemão na União Soviética (Passo Fundo: Méritos, 2018), Hitler conquista a União Soviética: origens do imperialismo nazista (Passo Fundo: Saluz, 2019) e Família Cescon: memórias da Segunda Guerra Mundial (Passo Fundo: Saluz, 2019).

Facebook: Samuel Schneider.          Instagram: samuel.scheider._

Canal no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=4JwLRNHP7Q0

Currículo Lattes:

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8146789J4

     CONTADOR DE HISTÓRIAS

CÁSSIO BORGES - Contador de histórias, mediador de leitura e animador cultural. Trabalhou na Biblioteca Municipal de Passo Fundo, inclusive na Jornada Nacional de Literatura. No SESC Passo Fundo, desenvolve seu trabalho acompanhando os projetos Biblioteca SESC, SESC Mais Leitura, SESC Literatura e Arte da Palavra. Durante sua caminhada, já atingiu mais de 25 mil crianças, jovens, adultos e idosos com suas histórias, poesias, saraus e outras atividades literárias.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé