Nota oficial sobre fatos registrados na Unidade Básica de Saúde Central
Na semana em que se comemora o dia do Servidor Público, a administração de Bom Jesus vem à público manifestar de forma veemente seu repúdio ao fato ocorrido no último dia 22 de outubro, na Unidade Básica de Saúde Central. Quatro servidoras da unidade sofreram agressões pela avó de um paciente de três anos, que não aceitou o fato de não poder acompanhar o neto em consulta na cidade de Porto Alegre, sendo que a criança seria acompanhada pela mãe. Ocorre que as vagas no veículo estavam agendadas para outros pacientes, também com consultas ou procedimentos de saúde. A avó se dirigiu ao setor de marcação de consultas/viagem já alterada, falando alto e de forma rude, exigindo que queria ir com a filha e o neto. Ao ser explicado pela servidora o motivo pelo qual não seria possível ela acompanhar o neto com a mãe dele (filha dela) por não haver mais vaga no veículo, e porque o hospital não permite o acesso de acompanhante em vista da pandemia da Covid, (exceto quando criança, nesse caso a mãe) ela arremessou um vaso de vidro com folhagem contra uma servidora.
Outras três servidoras interviram para explicar mais uma vez e foram empurradas, agredidas com tapas no rosto e verbalmente. As vítimas, acompanhadas pela procuradoria do Município, registraram o fato à autoridade policial por meio de Boletim de Ocorrência. A Administração Municipal repudia profundamente atitudes, reitera que toda forma de desrespeito a servidores públicos, ainda que sem agressão física, é CRIME, por isso não tolerará esse tipo de situação, manifestando aqui sua solidariedade às servidoras, dará apoio e suporte para que o(s) autor(es) do fato sejam responsabilizados. * Toda forma inclui agressividade por meio das redes sociais.
Observação: Como meio de auxiliar na proteção de seus servidores, a Administração estará contratando segurança para os prédios públicos, além de já contar com sistema de monitoramento por câmeras.