19/04/2022 Agricultura

Mais uma queijaria é inaugurada em Bom Jesus e recebe o selo SIM

Queijaria Boca da Serra é o quinto empreendimento a receber o Selo de Inspeção Municipal (SIM)

A prefeita Lucila Maggi acompanhada de secretários municipais e os técnicos do escritório da Emater participou nesta terça-feira,19/04, da inauguração da Queijaria Boca da Serra localizada na localidade de mesmo nome, no interior de Bom Jesus. Na ocasião, foi entregue também o selo SIM  (Serviços de Inspeção Municipal) aos proprietários Daziomar de Oliveira Pereira e Zenaira Borges da Silva. O casal conta que fabrica em torno de 25 quilos de queijo serrano por dia no período do verão.  Esta é uma tradição herdada de seus antepassados. Daziomar decidiu investir e construir uma queijaria dentro das normas exigidas pelos órgãos competentes por entender que somente assim seria viável economicamente seguir produzindo o queijo serrano. A prefeita Lucila Maggi, ressaltou a importância da atividade especialmente como uma fonte de renda nas pequenas propriedades. “No nosso governo temos tratada essa questão da certificação e qualificação do queijo serrano como uma prioridade. Com o selo o produtor poderá obter novos mercados e vender com segurança seu produto”, salienta. Desde o início da administração quatro queijarias já receberam o selo SIM. Com este documento é possível a comercialização do queijo dentro do território do município. A prefeita Lucila Maggi ressaltou o trabalho realizado pela equipe da Emater. “Temos uma boa sintonia com os nossos parceiros do escritório da Emater e seguimos juntos em busca da obtenção dos demais selos como SUSAF e selo Arte, e assim vendermos o nosso queijo em todo o Brasil”.

As queijarias Chácara dos Padres, São Francisco, Pelizzari e Dom Manoel já haviam recebido o selo SIM. De acordo com a médica veterinária da Secretaria Municipal de Agricultura Cátia Dal Bello Giacomet, periodicamente é realizada uma visita às queijarias para que sejam feitas as avaliações dos protocolos. “São examinadas as análises da água, do leite e do queijo produzido”. Além disso, são observadas as condições de higiene do local e a sanidade dos animais. “São realizados testes de brucelose e tuberculose em todo o rebanho”. O monitoramento do dia-a-dia da propriedade é feito por meio de planilhas que são posteriormente avaliadas pela médica veterinária.  São levadas em conta as orientações do BPF ( Boas Práticas de Fabricação) e o POP (Procedimento Operacional Padrão). O trabalho de qualificação e certificação do queijo artesanal serrano é desenvolvido pela Emater, Secretaria Municipal  de Agricultura com apoio da Aprocampos e outras entidades e órgãos.

Os secretários de Agricultura Rodrigo Cunha, de Meio Ambiente Luiz Everton Moojen Ferreira e de Desenvolvimento Econômico Adriana Varella, os técnicos da Emater Douglas Antonio Velho, Juruema Batista Velho e Luiz Arilton Grazziotin também prestigiaram o ato na Queijaria Boca da Serra.