19/07/2022 Turismo

Inaugurado em Bom Jesus um monumento em homenagem ao Tropeiro

Esculturas estão localizadas no trevo de acesso a cidade pela BR 285

A partir de agora quem chegar a Bom Jesus pela BR 285 terá a oportunidade de visualizar o monumento em homenagem ao Tropeiro. As esculturas foram inauguradas no sábado,16/07, dia municipal do Tropeiro e dos 109 anos do município. No local também foi instalado um letreiro que identifica o nome da cidade. O projeto foi coordenado pela Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Inovação. A obra é assinada pelo escultor Vilmar Rodrigues Nascimento, do Paraná, com base nas pesquisas feitas pela historiadora Lucila Sgarbi Santos. A escultura representa um tropeiro com duas mulas juntamente com um cachorro, de chapéu erguido saudando quem por ali passa. Desde agosto de 2010, foi instituído o Dia Municipal do Tropeiro na data de 16 de julho. O projeto de lei foi proposto pelo vereador Cassiano Subtil, aprovado pelos vereadores e a lei sancionada pelo então prefeito José Paulo de Almeida. Já em 2012, um projeto do então deputado estadual  Alceu Barbosa Velho declarou o município de Bom Jesus como a Capital do Tropeirismo. Em Brasília, está tramitando um outro projeto do deputado federal  Alceu Moreira que confere o título de Capital Nacional do Tropeirismo.

A secretária de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Inovação Adriana Varella, ressalta que era necessário que se fizesse essa homenagem que não tem um rosto específico, pois, representa a todos. “A mula que é um animal forte e o destemido tropeiro formaram uma dupla perfeita para a abertura do progresso”. Adriana acrescenta que foi a casco de mula que se abriram os caminhos para a união de povos.

A partir do século XVIII  ocorreu o deslocamento de mercadorias no lombo de mulas entre as terras do domínio espanhol onde está a Argentina e áreas interioranas do Brasil. A região dos Campos de Cima da Serra era um natural ponto de passagem, e vários caminhos foram criados em seu entorno. Em Bom Jesus encontra-se o Passo de Santa Vitória, no Rio Pelotas, por onde passavam os tropeiros vindos do leste gaúcho em direção ao litoral catarinense, Curitiba e Sorocaba. A secretária Adriana Varella salienta também que o tropeirismo é uma identidade cultural que distingue o município. “Nosso agradecimento a esses desbravadores que abriram picadas e nos proporcionaram viver seus sonhos”. A cada dois anos é também realizado em Bom Jesus o SENATRO – Seminário Nacional e do Conesul sobre Tropeirismo.

Fotos: Felipe Hoffmann

Acesse AQUI mais fotos