04/04/2022 Obras e Trânsito

Governador de SC assina convênio para construção da Ponte das Goiabeiras

Ponte fica sobre o Rio Pelotas da divisa dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e dos municípios de Bom Jesus e São Joaquim

O governador de Santa Catarina Carlos Moisés, acompanhado do secretário da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, assinou convênio com a prefeitura de São Joaquim para a construção da Ponte das Goiabeiras, sobre o Rio Pelotas, na divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul. O investimento previsto é de R$ 12 milhões. O ato ocorreu durante a chegada do voo inaugural da empresa Azul, no Aeroporto Regional da Serra Catarinense, nesta segunda-feira, 4, em Correia Pinto.

“A integração das serras catarinenses e gaúchas vai virar realidade. Quando assumi o Governo recebi essa demanda, estive no local, a comunidade nunca tinha recebido a visita de um governador. Conversei com moradores e conferi de perto as necessidades. Temos ali uma longa história, talvez de abandono, pelas condições de trafegabilidade e risco que a ponte apresentava. É mais um compromisso assumido. Superamos as dificuldades e contamos com parcerias fundamentais para o desenvolvimento daquela região”, pontuou o governador.

A Ponte das Goiabeiras fica na Rodovia Caminhos da Neve. A nova ponte contará com uma estrutura em concreto pré moldado, com extensão de 160,4 metros. A largura total é de 11,6m, com duas pistas de rolamento e dois passeios um em cada lateral, separados por uma mureta de concreto para proteção dos pedestres, a largura livre do passeio será de 1,90m de acordo com a norma de acessibilidade.

O prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes, relatou que o local conta com uma ponte precária, de madeira, que foi interditada há cinco anos. “O governador se sensibilizou com essa importante obra que, com certeza, vai mudar a realidade das duas regiões. A nova estrutura é um marco para o desenvolvimento. A prefeitura vai licitar a obra e esperamos entregar a ponte até o final do ano”, relatou.

Uma comitiva de Bom Jesus liderada pelo Secretário de Obras e Trânsito Frederico Jacoby e composta pelos vereadores Daniel Oliveira e Velocino Tristão da Rosa e o presidente do Conselho de Turismo Jaziel Pereira de Aguiar estiveram na solenidade da assinatura do convênio em Correia Pinto. Na ocasião, pediram ao governador que autorize a licitação para a retomada das obras nos 10km que faltam na Rodovia Caminhos da Neve no lado catarinense.  No lado gaúcho o assunto está sendo tratado pelo DNIT em Brasília e a expectativa que em breve se tenha novidades, explica Jaziel Pereira. A rodovia liga Bom Jesus (RS) a Bom Retiro (SC) passando por São Joaquim. Faltam mais de 50 quilômetros para serem pavimentados, grande maioria no Rio Grande do Sul.  A ligação irá trazer benefícios para o turismo e para a economia especialmente encurtando distâncias para a exportação de maçã e madeira. “Teremos um corredor logístico de melhor acesso ao Porto de  Imbituba”, destaca Jaziel.

No dia 31 de maio do ano passado o Governador e outras lideranças estiveram visitando a ponte das Goiabeiras. Na ocasião, Carlos Moisés prometeu dar uma solução. Naquela oportunidade, o Secretário de Obras de Bom Jesus Frederico Jacoby , vereadores e Jaziel Pereira Aguiar novamente ressaltaram a importância da ponte e da Rodovia Caminhos da Neve para o desenvolvimento da região.

Assessoria de Comunicação do Governo de Santa Catarina e da Prefeitura de Bom Jesus

Fotos: Julio Cavalheiro/Secom/Divulgação