27/07/2021 Gabinete da Prefeita

Frio intenso: Bom Jesus alerta população e se prepara para ampliar ações de auxílio às pessoas em situação de vulnerabilidade

Uma força-tarefa formada pelas secretarias municipais está coordenando uma série de ações que conta com o apoio da Defesa Civil

Com o alerta de uma massa de ar frio intenso avançando sobre o Estado e a possibilidade de temperaturas negativas e neve em alguns pontos da Serra, a prefeitura de Bom Jesus, está montando estratégias para ampliar o atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade, em paralelo, pede apoio àqueles que puderem ajudar com a doação de cobertores e agasalhos.

Segundo a Defesa Civil do Estado, o grau de alerta é Laranja - Severidade – Risco Alto.  Situação meteorológica perigosa, cuja orientação é “mantenha-se vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Siga os conselhos das autoridades. PREPARE-SE PARA TOMAR UMA AÇÃO DE EMERGÊNCIA SE NECESSÁRIO”.

“As temperaturas negativas previstas são em média de -3°C nos pontos mais altos, mas o vento deixa a sensação térmica ainda mais baixa do que o indicado pelos termômetros” – explica a meteorologista Cátia Valente.

O trabalho conjunto conta com equipes das secretarias de Desenvolvimento Social, Habitação e Trabalho,  Saúde, Agricultura e Defesa Civil e de voluntários. De acordo com a prefeita Lucila Maggi, todos estarão mobilizados para oferecer abrigo, distribuir agasalhos, alimento e dar suporte de saúde às pessoas que necessitem.

Conforme a Secretária de Desenvolvimento Social, Habitação e Trabalho Luana Franceschetto, o trabalho de suporte que envolve atendimento de saúde, distribuição de alimentos, roupas e cobertores já é desenvolvido ao longo do inverno, porém as ações estão intensificadas em razão da previsão de frio rigoroso no período.A Defesa Civil de Bom Jesus recomenda atenção especial às comunidades em situação de vulnerabilidade social, idosos, enfermos, crianças, animais domésticos e animais de rua. O número 99610 3008, está disponível para aviso de ocorrências. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Habitação e Trabalho, recebeu cerca de 90 cobertores que já estão sendo entregues a população em situação de vulnerabilidade, tanto na cidade como no interior, juntamente com cestas básicas.

A Secretaria Municipal de Agricultura orienta aos produtores para abrigarem seus rebanhos em local protegido. As plantas rasteiras também devem ter uma atenção redobrada.A prefeita Lucila Maggi pede à comunidade que contribua com a doação de agasalhos quentes, roupas de inverno (toucas, mantas, cachecol, meias, calçados), cobertores, colchões e alimentos. Uma equipe técnica está recebendo as doações no CRAS e na Prefeitura, nos horários de expediente.

Una-se às ações da Prefeitura, com acolhimento e solidariedade podemos minimizar os efeitos do frio. Agasalhe esta causa você também!