16/12/2010

Dia histórico para os produtores da região: Queijo artesanal serrano é regulamentado

Com a assinatura simbólica numa das páginas do jornal Diário Oficial, que descreve a regulamentação da produção do queijo artesanal serrano, o secretário estadual da Agricultura, Gilmar Tietböhl, concretizou o sonho dos produtores dos Campos de Cima da Serra.

A partir de agora, a produção do queijo artesanal serrano possui um regulamento técnico de identidade e qualidade. O queijo dos Campos de Cima da Serra terá, enfim, o reconhecimento merecido, e seus produtores também.

O ato que simbolizou a conquista dos produtores foi realizado ontem (15), na sede da AABB, em Bom Jesus. Prefeitos, secretários municipais, vereadores, técnicos e produtores de toda a região participaram do encontro.

Em seu discurso, Tietböhl relembrou das visitas que fazia quando criança na casa de parentes em Bom Jesus e falou da alegria de poder assinar a regulamentação do queijo serrano e de fazer parte de um momento tão importante para a cidade e para a região. Homenageou o primo, o bom-jesuense Pedro Tietböhl, por ter sido um dos grandes incentivadores da luta.

O prefeito José Paulo de Almeida, de Bom Jesus, falou em nome de todos os prefeitos da região e fez um resgate histórico das dificuldades e das inúmeras reuniões que todos participaram pela busca do reconhecimento do queijo serrano.

Almeida agradeceu o empenho do secretário e da governadora Yeda Crusius, pois mesmo em final de mandato mantiveram os trabalhos em andamento. Este é um momento histórico para os produtores do queijo serrano. “O município de Bom Jesus jamais se esquecerá deste ato”, ressaltou o prefeito.

O prefeito de Bom Jesus falou ainda da necessidade do setor se organizar. “Temos um produto com uma história de mais de duzentos anos, que fez parte de momentos importantes, como o tropeirismo. É preciso trabalhar muito bem para proteger a identidade e a marca do queijo artesanal serrano”, disse Almeida.

Além de características próprias, o queijo artesanal serrano também terá que obedecer a limitações geográficas, ou seja, só poderá ser produzido em 11 cidades gaúchas (ver abaixo).

Cidades produtoras do queijo artesanal serrano:
* Bom Jesus
* Cambará do Sul