24/06/2022 Saúde

CAPS realiza atividades na Semana de Prevenção ao Uso de Drogas

Atividades serão realizadas dias 27 e 28 de junho

A Secretaria Municipal da Saúde, através do CAPS, realiza atividades dentro da Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Combate ao Uso de Drogas. Na segunda-feira,27/06, às 09h, será realizada no CTG Presilha do Rio Grande uma palestra show com o rapper Chiquinho Divilas.

Proponente e diretor do projeto Cultura Hip-Hop nas escolas, Chiquinho é formado em Relações Públicas e Pós-graduado (MBA) em Gestão Estratégica de Pessoas (UCS-RS), Mestre e Doutorando em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela FEEVALE. Iniciou a carreira artística em 1997 como músico no grupo de rap caxiense, Poetas Divilas. Nasceu, foi criado e ainda reside na comunidade da zona oeste de Caxias do Sul.

A palestra show tem como tema RAPensando a Educação (Método Educativo Baseado nas práticas do Hip-Hop. Chiquinho conta em primeira pessoa uma história comum de jovens das periferias do Brasil que em determinado momento da vida precisam fazer suas escolhas. Usa sua própria trajetória, que segundo ele, tinha tudo para dar errado. O rap e a educação salvaram a sua vida. Como o rap e os livros fizeram parte da formação como estudante e como cidadão e como a cultura hip-hop atravessou as diversas fases de sua vida, da adolescência (do sonho de ser artista) à vida adulta como educador social).

Na palestra também abordará, através de um profundo diálogo precedido por uma reflexão junto aos participantes sobre toda a realidade encontrada no cotidiano das periferias. A arte em espaços de conflitos tem um papel fundamental para contrariar as estatísticas da violência e dependência química. Chiquinho canta seus próprios raps e recita poesias. A palestra é aberta a toda comunidade e aos estudantes das escolas do município da rede municipal e estadual de ensino.

Neste mesmo dia serão realizadas oficinas com os alunos das escolas de grafite, dança de rua, oficina de DJ e ainda de SLAM. No dia 28 os profissionais do CAPS participarão do programa Bom Dia na rádio Nordeste FM.