02/09/2021 Turismo

Bom Jesus começa a elaborar o Plano Municipal de Turismo

O consultor Ari Azambuja irá auxiliar na elaboração do documento

Depois de ser reativado o Conselho Municipal de Turismo, agora a administração dá início a elaboração do Plano Municipal. Para auxiliar neste projeto foi contratado o consultor para desenvolvimento de roteiros turísticos Ari Azambuja. Um primeiro encontro com os colaboradores da Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Inovação e com os integrantes do Conselho foi realizado nesta quarta-feira,01/09.

Ari Azambuja inicia destacando que uma das origens para se formatar um destino turístico são a cultura e sua história, saberes e fazeres. “Bom Jesus tem uma história riquíssima, vasta que precisa ser explorada pelo turismo”.  Ari Azambuja ressalta que ficou impactado com todo o potencial existente no município. “Só disso a gente monta um destino em que podemos acolher os turistas por pelo menos cinco dias”.  Ari citou o caso do Tropeirismo que pode ser um grande agregado na elaboração das propostas turísticas. Ele adianta que o setor de turismo é o que movimenta maior volume de receitas econômicas. “O turismo é agregado ao que já existe e não setor fim, tem uma movimentação muito grande em todas as áreas, há muitas oportunidades de agregar valor ao que se tem”.

O consultor destaca que algumas questões precisam ser organizadas, planejadas a ponto de atenderem as demandas e por isso se começa a elaborar um Plano Municipal de Turismo.  A secretária Adriana Varella observa que todos os setores da comunidade serão chamados para o debate. Ari Azambuja acrescenta que não é necessário a ocorrência da neve para atrair centenas de turistas para Bom Jesus, ou então, alguma construção geológica, pois, há uma rica história do município que passa a ser o diferencial, como é o caso dos tropeiros. “Óbvio vai levar um tempo para sistematizar tudo isso, se organizar, existe a necessidade de sinergia”.

A ideia é que os segmentos se unam para ajudar a vender o destino turístico. Até o começo da pandemia havia um modelo de gestão dentro das empresas. Agora as coisas mudaram. No turismo, por exemplo, se fortaleceu a questão regional, a segurança biológica e a redução do poder aquisitivo dos turistas. Para Azambuja, a proposta terá êxito a partir do momento em que a comunidade se envolva nos debates de planejamento das ações.  “É importante que os moradores entendam o que está compondo o  turismo atualmente".