18/09/2021 Meio Ambiente

Bom Jesus assina adesão ao projeto Resíduos Serra da UCS

O projeto inicia oficialmente no dia 04 de outubro

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) e 34 municípios da Serra Gaúcha assinaram contrato para dar início à fase I do projeto ‘Resíduos Serra’ (RS UP). A cerimônia ocorreu na manhã desta sexta-feira, 17, no Salão de Atos do Bloco A da Universidade. O projeto, que inicia oficialmente no dia 4 de outubro, constitui-se no desenvolvimento de alternativas tecnológicas que buscam a destinação sustentável de resíduos sólidos urbanos (RSUs), transformando-os em energia e produtos.

O projeto é uma iniciativa do Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (Corede Serra), do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga) e da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne). A pesquisa é desenvolvida pela UCS, através do Laboratório de Energia e Bioprocessos (Lebio), do Laboratório de Análises Ambientais (Latam), da Fazenda Escola e da Agência de Inovação (UCS iNOVA).

Conforme a presidente do Corede Serra, Mônica Beatriz Mattia, a destinação dos resíduos sólidos urbanos é um debate que se estende ao longo dos anos no Brasil. Segundo ela, os municípios gaúchos têm procurado alternativas mais seguras do ponto de vista econômico e ambiental para a disposição final dos seus resíduos sólidos.

Como funcionará o projeto

O projeto já possui 34 municípios integrantes, com uma área territorial de 18.082 km² e uma população estimada de 1.154.209 habitantes. Possui algumas premissas básicas, acordadas entre todos os envolvidos:

1. Desenvolvimento e experimentação de uma alternativa tecnológica sustentável, atendendo às características regionais para a geração de energia e produtos de valor agregado a partir dos RSUs;
  2. Difusão do conhecimento junto aos técnicos e gestores dos municípios envolvidos no projeto;
  3. Proteção do conhecimento desenvolvido no projeto;
  4. Cumprimento da legislação ambiental;
  5. Implantação de uma unidade regional de geração de energia e produtos de valor agregado a partir dos RSUs.

O projeto RS UP basicamente consiste na aplicação de duas técnicas de processamento dos RSUs: um processo bioquímico (digestão anaeróbia) e um processo termoquímico (pirólise), que serão aplicados separadamente ao lixiviado (chorume) e a torta formada na prensagem do RSU. O projeto possui 3 fases:

1. Na fase I haverá caracterização dos RSUs gerados pelos municípios integrantes do projeto, ensaios em escala de laboratório das técnicas propostas no projeto e ensaios em escala piloto de ambas as técnicas. A fase I compreende um ano de projeto e será executada nos laboratórios da UCS (Lebio, Latam e Fazenda Escola);
  2. Na fase II está prevista a instalação e operação de uma unidade teste, com o objetivo de atender a legislação ambiental da Fepam-RS e validar os resultados obtidos na fase I do projeto;
  3. Na fase III está prevista a instalação de uma unidade regional (em escala industrial) de geração de energia e produtos de valor agregado a partir dos RSUs.

*Com informações da UCS

Foto: Thaís Novello