Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
11/07/2022 Turismo
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Saiba como foram feitos os trajes oficiais das soberanas da Festa da Gila e do Queijo Serrano

Cada cor e desenho tem uma representatividade

Os trajes oficiais foram criados e assinados  pela estilista bom-jesuense Mailini Souza  e costurados por Rogéria Granzotto da Costa de Caxias do Sul.  O município de Bom Jesus possui tradições fortes e bem consolidadas, que são passadas de geração em geração. Neste sentido, para a confecção dos vestidos, buscou-se fragmentos na história com um olhar para a cultura local.

Com a cor verde o traje oficial da Rainha Giselle Kramer enaltece a exuberante natureza do município e, os campos que são emoldurados por centenárias araucárias. Representa também o legado português que trouxe a gila. Essa cor vibra juventude, crescimento e esperança por dias melhores. O branco faz reverência ao leite que é o principal ingrediente do queijo artesanal serrano, remete ao nosso marcante inverno, com as geadas e a sempre festejada presença da neve. Já o dourado representa o brilho do sol, a prosperidade e a riqueza conquistada pelo trabalho digno e incansável das famílias deste solo. Ressalta o grande potencial econômico e o avanço para um futuro promissor.

 As princesas Alice Correa e Marcela D Royth usam a cor marrom acobreado que remete ao pinhão e ao tacho de cobre. O pinhão fruto da prosperidade nos lembra a infância, época em que nossos pais e avós se reuniam para as sapecadas, enquanto que o tacho de cobre sobre o fogão à lenha transformava frutas em saborosas chimias. Os três vestidos possuem as flores da gila  e a própria fruta como bordado principal, enriquecendo ainda mais os trajes. O barrado escuro nos remete à terra, a base de onde todos viemos, é onde nossas raízes brotam e dão origem a tudo. E a tão esperada coroa que é a representação da soberania das porta-vozes da Festa.

A 15ª Festa da Gila e 8ª Festa do Queijo Artesanal Serrano ocorre de 14 a 17 de julho. Programação completa no site www.bomjesus.rs.gov.br/eventos

 

Assessoria de Comunicação

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé