25/02/2019 Educação e Cultura

Volta às aulas envolve toda a equipe da SMEC

Todos os servidores ligados à Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer (SMEC) estão nos últimos dias envolvidos com a preparação e organização da volta às aulas para o período letivo de 2019. Motoristas do transporte escolar, monitores, servidores e professores passaram por capacitações específicas e abrangentes que abordaram os diversos temas que envolvem o ensino e educação.

Cerca de 130 pessoas foi o número de participantes nas oficinas de capacitação. No dia 1 de fevereiro teve formação para monitores da educação infantil, quando a palestrante Marilia Paganella Bortolon trabalhou a temática “Práticas do monitor na educação”.

Já na manhã do dia 18, foi oficializada a abertura do ano letivo de 2019. A Secretária Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, Janete Maria Arcari Becker, saudou a todos dizendo da importância da educação para o desenvolvimento pleno do cidadão. Janete enfatizou o envolvimento e agrupamento da equipe no sentido de ampliar os conhecimentos atuando juntos em prol da comunidade. Ela ainda apresentou um audiovisual com uma mensagem de otimismo e esperança no futuro embasados pela vontade de crescer juntos, respeitando as especificidades. Janete fez a entrega simbólica de uma agenda para servidores e diretores de escolas.

Na oportunidade, Janete apresentou a equipe diretiva administrativa da SMEC: Coordenadora do Setor de Educação Infantil e Pedagógico – Karine Torres Ciotta Lima, Coordenadora do Ensino Fundamental – Lúcia Valim, Supervisora Escolar – Tamara Policastro Camargo, Supervisor do transporte Escolar – Elton Policastro, Supervisora do Setor de Merenda Escolar – Milena Pannebecker, Coordenadora do Departamento Administrativo – Aline Tramontin Silveira, e Coordenador do Departamento de Cultura, Desporto e Lazer – Duclerc João da Silva.

As capacitações prosseguiram nos dias 18 e 19 com a seguinte programação: Formação para os profissionais da Pasta da Educação com o tema “Inovação e Criatividade na Educação”, ministrada pelo palestrante Jackes Martinho Heck; Formação para Professores e Monitores da Educação Infantil com a temática “Base Nacional Comum Curricular (BNCC) x Referencial Curricular Gaúcho (RCG) coordenada pela palestrante Patrícia Castilhos dos Reis, representante da Undime; Formação Coordenação Pedagógica e Gestores da Educação Infantil, também proferida pela professora Patrícia Castilhos do Reis; e, Formação para Professores, Monitores e Secretários Escolares do Ensino Fundamental com a temática “Diversidade e o comprometimento com a aprendizagem do aluno”, ministrada por Marília Paganella Bortolon.

Fonte: SMEC

Duclerc João da Silva