Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
03/12/2017 Gabinete da Prefeita
COMPARTILHAR NOTÍCIA

UCS homenageia pessoas, empresas e entidades com Medalha Prefeito Hermes Webber

Prefeito de Bom Jesus recebeu a homenagem como presidente da Amucser

Outorgada pelo Conselho Universitário, Medalha Prefeito Hermes Webber é uma homenagem a personalidades, entidades, empresas, associações e municípios que se destacaram, ou se destacam, na promoção de ações sociais que visam ao desenvolvimento humanitário, econômico e cultural da sociedade. Cerimônia de outorga foi realizada na tarde de sexta-feira, dia 1º de dezembro, e integra as comemorações de 50 anos da Universidade de Caxias do Sul. Entre os homenageados, destacamos o governador José Ivo Sartori, Pedro Simon, o prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra, e o prefeito de Bom Jesus, na qualidade de presidente da Amucser (Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra), Frederico Arcari Becker.

“Comemorar os 50 anos desta Instituição é criar momentos significativos, como o de hoje, para que se possa, junto às comunidades interna e externa, recordar os seus feitos, honrar o seu passado e agradecer às pessoas que contribuíram e contribuem de forma pessoal ou institucional em favor do desenvolvimento da educação e da ciência, bem como do progresso da comunidade regional e do país”. Assim, o reitor Evaldo Kuiava iniciou o seu pronunciamento, definindo o sentido da cerimônia que reuniu, no Salão de Atos da Reitoria, os 33 homenageados – entre personalidades, entidades e empresas, associações e municípios –  que receberam a Medalha do Mérito Comunitário Prefeito Hermes Webber.

“Na UCS, cultivamos o conhecimento, a ciência, a cultura. Nela, muitas pessoas, inclusive, muitos dos senhores e da senhoras, aqui homenageados, cultivaram a sua vida ou ajudaram a cultivar esta Instituição, enquanto estudantes, gestores de setores públicos e privados, políticos, por meio de decisões sensatas, de projetos com ampla visão comunitária, de parcerias firmadas, de intenções realizadas, de ideias propostas, de conselhos dados. Isso tudo porque, assim como a UCS, os senhores e a senhoras acreditam que somente pela educação é possível ter uma região melhor, um Brasil melhor e um mundo melhor. A UCS é uma casa de portas abertas que recebe a diversidade, que se abre para a comunidade. Esta é uma universidade que já nasceu comunitária, que nasceu com a força de pessoas engajadas em favor do progresso de todos”.  E, finalizando, ressaltou: “como observaram, não fiz uma descrição da trajetória de cada um, todavia, ressalto que os seus nomes ressoam fortes nos corredores desta cinquentenária Instituição”.

Nelson Sbabo, presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul, falando em nome das empresas e entidades homenageadas, destacou a importância da Universidade de Caxias do Sul na sua trajetória pessoal  e no desenvolvimento da região. “Nós, em Caxias do Sul, não sabemos valorizar o capital intelectual que temos aqui. Nós temos o privilégio de ter uma Universidade. Eu tive a oportunidade de sentar nos bancos desta Universidade e sair daqui com um diploma de Bacharel em Direito. Se eu estou aqui hoje, se estou na presidência de uma entidade com mais de 100 anos de existência, é porque passei por aqui antes. Por isso o que tenho a dizer, senhor reitor e senhor vice-reitor, é um muito obrigado”.

Antônio Cetolin, prefeito de Garibaldi e presidente da Associação dos Municípios  da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE), falou em nome da associações e dos municípios homenageados. “Para nós é uma satisfação muito grande receber esta distinção em nome da AMESNE que representa 32 municípios da Encosta Superior do Nordeste do RS. A UCS deixou marcas na nossa região e faz um trabalho integrado com a nossa Associação. A nossa UCS está presente entre os municípios e, se nós temos hoje uma região totalmente desenvolvida é porque o conhecimento aqui, de fato, existe. Esta medalha para os 32 municípios da AMESNE significa uma maior responsabilidade. Significa que precisamos fazer sempre mais pela nossa região”.

Falando em nome do grupo de personalidades homenageadas, José Ivo Sartori – atual governador do Rio Grande do Sul – trouxe suas memórias de estudante da Universidade. “Em 1970, entrei aqui neste lugar, que na época era uma sala de aula, como aluno da disciplina Estudos de Problemas Brasileiros. Esta medalha é uma conquista que quero repartir com a minha equipe e com a minha família. Nós, os homenageados, somos todos agentes de transformação e temos a responsabilidade de levar o Rio Grande do Sul para a frente. Há muito o que fazer e acredito que todos nós, de um jeito ou de outro, estamos fazendo a nossa parte”.

Prestigiaram a cerimônia, além dos membros do Conselho Universitário, os membros dos conselhos Diretor e Curador da Fundação Universidade de Caxias do Sul, autoridades civis, políticas, militares, representantes de entidades de classe e de associações, autoridades acadêmicas e administrativas da UCS e os membros da Comissão dos 50 anos da UCS. Ao final da cerimônia, os homenageados acompanhados de seus familiares participaram de um coquetel de confraternização.

Quem foi Hermes João Webber

Caxiense nascido em 1915, Hermes João Webber iniciou sua vida pública na Prefeitura Muncipal de Caxias do Sul, onde passou por cargos como de escriturário de Diretoria da Fazenda; chefe da Seção de Obras e Urbanismo; subprefeito do 1º Distrito; diretor de Obras, Viação e Saneamento; e de Estradas de Rodagem. No Departamento de Obras, também atuou como secretário. Vice-prefeito na gestão de Euclides Triches, a partir de 1952, completou o mandato do titular (que se retirou para assumir a Secretaria de Obras Públicas do Estado) em 1954 e 1955. Eleito prefeito, ficou à frente do Executivo de 1964 a 1968. Em sua administração, inaugurou obras como o viaduto da Avenida Júlio de Castilhos (próximo ao Senac), o Mercado Público Municipal, a Vila dos Municipários (atual bairro Pioneiro), deu início à construção do Sistema Maestra e implantou o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Samae). Foi também o primeiro presidente Codeca e curador do Ministério da Educação. Criada em 1949 pela Prefeitura Municipal, a Faculdade de Belas Artes foi a primeira de Ensino Superior no município, sendo incorporada à UCS em 1967. Webber faleceu em 1983, aos 68 anos.


Fonte: Imprensa UCS

Duclerc João da Silva
Assessor de Comunicação
54 32371471 - 54 996563558
ascom@bomjesus.rs.gov.br - duclercsilva@gmail.com

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé