16/12/2011

Tarso inaugura trecho da ERS-110 e dá fim a uma reivindicação de 20 anos

Cerimônia aconteceu na tarde de ontem, em Jaquirana...

Ao participar do ato de inauguração de um trecho de 6,8 quilômetros da ERS-110, realizado ontem (15), em Jaquirana, o governador Tarso Genro deu fim a uma reivindicação de pelo menos duas décadas da comunidade local. Retomada em outubro pela Sultepa - vencedora da licitação - as obras de pavimentação concluíram os últimos três quilômetros da rodovia. Localizada nos Campos de Cima da Serra, próxima ao Aparados da Serra, a ERS-110 faz a principal ligação com a rota "Caminhos da Neve", que une gaúchos e catarinenses.

Acompanhado do secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, e de deputados da região, Tarso afirmou que a obra é uma “construção” de vários governos e que o Executivo pretende investir mais de R$ 2,6 bilhões no novo plano viário do Estado. O projeto foi apresentado a empresários na semana passada. "Trabalhamos muito durante o ano para fecharmos um plano de reconstrução, repavimentação, ressinalização e de construção de estradas no RS", disse.

Além de garantir que as obras vão gerar empregos, o Chefe do Executivo disse que o atual Governo pagou R$ 160 milhões de obras da gestão anterior, que não foram pagas por falta de recursos. Tarso destacou, no entanto, que a maioria dos projetos licitados antes de assumir o Palácio Piratini vão integrar o conjunto de investimentos para o RS. "Estamos dando os arremates finais. Desenvolvemos uma estratégia orçamentária para isso e apresentamos aos empresários na semana passada", explicou.

Durante a cerimônia, que foi acompanhada por funcionários das obras, representantes do Daer e autoridades locais, o secretário Beto disse que o término da pavimentação contribui para o desenvolvimento regional e também encerra uma 'novela'. Beto lembrou que ao assumir a Secretaria restavam 104 municípios sem acesso asfáltico. "Vamos enfrentar essa dívida que o Estado tem com o RS e lutar de todas as formas até o final do nosso Governo, em 2014, para zerarmos essa agenda", frisou.

O vice-prefeito de Bom Jesus, Ajadil de Almeida, que participou da cerimônia representando o prefeito municipal que estava em Brasília, destacou a importância da obra que há 20 anos era esperada pelos bom-jesuenses e por toda a região. “Esta é a coroação de um trabalho de muitos anos de reivindicação. Muitas pessoas que lutaram por este feito nem estão mais conosco, e hoje, coube a mim e ao prefeito José Paulo ter a satisfação de ver concluída a ERS-110. Independentemente das divergências políticas, a conclusão desta rodovia mostra que quando há parceria os projetos vão em frente e quem ganha são os municípios e a região”, destacou o vice-prefeito.

Emocionado, o prefeito de Jaquirana, Ivanor Rauber, reconheceu a importância da conclusão do trecho Várzea do Cedro-Alziro Ramos. "Queria agradecer pela conclusão dessa estrada, que há 20 anos esperamos", lembrou. Prefeito de São Francisco de Paula, Décio Antônio Colla, agradeceu a conclusão das obras e disse que os prefeitos da região ficaram satisfeitos com a pavimentação. "É uma satisfação chegar aqui e trafegar por um trecho completo de asfalto", avaliou. Colla afirmou que a construção da estrada traz segurança à população. "Cada vez que encontramos um trecho asfaltado é um grande alívio".

Fonte:

Daiana Silva