02/05/2017

Soberanas da gila e do queijo na Fenamilho em Santo Ângelo

Representantes bom-jesuenses estiveram participando de atividades na Fenamilho Internacional, no município de Santo Ângelo, no dia 29 de abril. As soberanas da 12ª Festa da Gila e 5ª Festa do Queijo Artesanal Serrano, rainha Nathália Borges Silveira e princesas Nicoly de Liz Walter e Paula Soares Antônio, estiveram na região das Missões divulgando o evento e o município de Bom Jesus, acompanhadas pelo assessor de comunicação e produtor cultural Duclerc Silva e pela coordenadora do departamento de Turismo, Cláudia Silva Borges. Esta foi a primeira ação de divulgação com as soberanas escolhidas no dia 7 de abril. O grupo viajou por cerca de seis horas de ida para percorrer aproximadamente 500 quilômetros. Permaneceram durante cinco horas circulando pelo parque da Fenamilho e o retorno ocorreu à noite, com mais seis horas de viagem para chegarem novamente em Bom Jesus. Mas certamente todo o esforço valeu a pena, tendo estabelecido inúmeros contatos e integração positiva.

Os bom-jesuenses foram recepcionados pelo prefeito de Entre-Ijuís, Antônio Brasil Sartori, presidente da Associação dos Municípios das MIssões (AMM), com quem almoçaram e participaram de várias atividades na Fenamilho. Logo após o almoço, Brasil conduziu os bom-jesuenses para uma rápida conversa com o ministro do Turismo, Marx Beltrão, oportunidade em que entregaram pessoalmente uma cópia do projeto cadastrado no Siconv (Sistema de Convênios do Governo Federal) solicitando recursos para a Festa da Gila e Festa do Queijo Artesanal Serrano.

Momento importante do turismo foi registrado naquela tarde. Seminário sobre o Circuito Internacional das Missões e a Rota Jesuítica Caminho das Missões (Ruta Jesuítica Camino de las Missiones) reuniu importantes autoridades nacionais e internacionais ligadas à área do turismo, entre elas, o ministro do Turismo do Brasil, Marx Beltrão, a ministra do Turismo do Paraguai, Marcela Bacigalupo, o governador da província argentina de Misiones, Hugo Passalacqua, o secretário de estado adjunto da cultura, André Kryszczun, e o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, o prefeito Brasil e outros da região, intendentes e representantes de várias localidades. O objetivo do Circuito Internacional das Missões é resgatar, por meio do turismo, a integração dos 30 povos missioneiros dos séculos XVII e XVIII localizados no Brasil, Argentina e Paraguai, promovendo o desenvolvimento. O seminário também debateu sobre o Circuito Internacional Sul-americano que, além destes três países, também integra a Bolívia, que possui região com missões jesuítas como patrimônio, e o Uruguai, pela cidade de Colônia do Sacramento.

VEJA ÁLBUM DE FOTOS NA PÁGINA "BOM JESUS UM LUGAR BOM DE VIVER" NO FACEBOOK

As soberanas da Festa da Gila e Festa do Queijo Artesanal Serrano cumprem agenda de representação e divulgação em eventos, feiras e festas nos municípios de diferentes regiões e participarão de eventos oficiais como no Governo do Estado, na Assembléia Legislativa e com os prefeitos dos Campos de Cima da Serra, além de ocuparem espaços de mídia espontânea conquistados em diferentes veículos de comunicação.

Duclerc João da Silva
54 32371471 - 54 996563558