30/08/2011

Simpósio sobre Queijos Artesanais do Brasil será lançado hoje na Expointer

Os queijos produzidos com leite cru, por agricultores e pecuaristas familiares, também denominados como artesanais são expressões das tradições e representam parte da identidade do patrimônio e da cultura no Brasil.

Para discutir estratégias para reconhecimento desse produto será realizado o I Simpósio sobre Queijos Artesanais do Brasil, em novembro, em Fortaleza, no Ceará. O lançamento do evento será hoje (30), às 14h, no Pavilhão da Agricultura Familiar, na Expointer 2011, em Esteio.

Produtores rurais de Bom Jesus e de outras cidades dos Campos de Cima da Serra estarão presentes no lançamento, que também contará com a presença de autoridades municipais de Bom Jesus, como o prefeito José Paulo de Almeida, a secretária de Desenvolvimento Econômico Mara Almeida e o coordenador do Departamento de Turismo Jaziel Pereira.

O Simpósio terá como objetivo unir profissionais, produtores, pequenas, médias e grandes empresas que tenham alinhamento com as ações relacionadas a qualidade, segurança e certificação dos queijos. Os organizadores também pretendem promover debates entre o setor privado, produtores e instituições públicas direcionadas a soluções de problemas tecnológicos da produção de queijo e outros derivados.

São promotores do Simpósio o Governo do Estado do Ceará, a Emater/RS-Ascar e a Embrapa Agroindústria tropical – Fortaleza.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Emater/RS-Ascar