14/12/2011

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência será inaugurado em Bom Jesus

A partir desta sexta-feira, dia 16, a comunidade contará com serviços do 192 e também plantão médico de 24 horas no hospital...

A partir desta sexta-feira, dia 16, a comunidade de Bom Jesus contará com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192 (Samu). A cerimônia de inauguração será às 14h, no Hospital Instituto de Educação e Saúde Vida (ISEV), em Bom Jesus. Após um longo processo de adequação, que contou com a contratação do quadro de profissionais especializados e aquisição da infraestrutura e dos equipamentos necessários, o Samu estará apto a atender a comunidade bom-jesuense.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Ângela Grazziotin, a ambulância do Samu permaneceu por mais de um ano parada nas dependências da prefeitura devido a dificuldades para contratar médicos e pela complexidade dos critérios estabelecidos pelo programa. Para atender todas as exigências, a prefeitura de Bom Jesus realizou a contratação de uma equipe composta por quatro motoristas e por quatro técnicos em enfermagem. Além disso, uma das salas do Hospital ISEV foi estruturada para ser a Central de Atendimentos e ponto de apoio à equipe plantonista.

Houve ainda a contratação de médicos, por parte do Hospital, para o plantão de 24 horas presencial, uma exigência do programa e também uma antiga reivindicação da comunidade. A equipe técnica passou por capacitações teóricas e práticas realizadas em novembro deste ano em Porto Alegre e na Região Metropolitana. Para a secretária Ângela Grazziotin, a expectativa é de que o Serviço funcione e melhore o atendimento aos moradores. No entanto, será preciso que a comunidade compreenda e se conscientize sobre a forma de funcionamento do novo serviço, que apresenta critérios próprios, limitações, e onde o município não possui autonomia para interferir.

“A equipe do Samu só poderá realizar atendimentos a chamados feitos através do telefone 192. Nem a prefeitura, nem a secretaria de Saúde poderão solicitar diretamente o atendimento do serviço, pois é necessário que a comunidade ligue para a Central, que é a única responsável por avaliar e autorizar o atendimento. Além disso, o serviço só poderá atender dentro dos limites do município de Bom Jesus”, explica a secretária.

Para informar a comunidade sobre como será o atendimento do Samu e principalmente que a regulação não depende do município, mas da Central que fica em Porto Alegre, a secretaria de Saúde realizará campanhas educativas e de conscientização na Praça Rio Branco e nas escolas. Para tornar o serviço ainda mais eficaz será realizado um acordo com a Brigada Militar do município, que também auxilia no socorro de acidentes, orientando os policiais a acionarem o Samu através do telefone 192.

Como funcionará o atendimento do Samu, em Bom Jesus?

Assim como em qualquer cidade que possui o serviço, para solicitar o atendimento do Samu o cidadão de Bom Jesus precisará:

1. Telefonar para o número 192. Essa é a única forma de solicitar o serviço.
2. Através desse procedimento quem busca o atendimento será atendido por uma Central, que fica em Porto Alegre.
3. A Central realizará uma entrevista rápida para avaliar o caso.
4. Após essa entrevista, que acontece durante o telefonema, a Central autorizará ou não a saída da ambulância da base para realizar o atendimento.
5. É importante ressaltar que a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde não terão o poder de interferir nesse procedimento.

Fonte:

Daiana Silva