14/07/2021 Agricultura

Selo SIM será entregue aos primeiros produtores de queijo serrano nesta sexta-feira

Entrega do selo será durante a Feira do Produtor Rural que ocorre de sexta à domingo na Praça Rio Branco e faz parte da programação dos 108 anos do município

A administração municipal, através da Secretaria de Agricultura, irá entregar nesta sexta-feira,16/07, um documento que estava sendo muito aguardado pelos produtores do queijo artesanal serrano. O selo SIM, emitido pelo Serviço de Inspeção Municipal, permite que os produtos derivados de origem animal possam ser comercializados dentro do município. Nesta sexta, produtores estarão recebendo o documento após cumprirem todos os critérios estabelecidos pela legislação.

De acordo com a médica veterinária Cátia Dal Bello Giacomet, a cada 15 dias ocorre uma visita às queijarias para que sejam feitas as avaliações dos protocolos. “São examinadas as análises periódicas da água, do leite e do queijo produzido”. Além disso, são observadas as condições de higiene do local e a sanidade dos animais. “São realizados testes de brucelose e tuberculose em todo o rebanho”. O monitoramento do dia-a-dia da propriedade é feito por meio de planilhas que são posteriormente avaliadas pela médica veterinária.  São levadas em conta as orientações do BPF ( Boas Práticas de Fabricação) e o POP (Procedimento Operacional Padrão).A expectativa da Secretaria de Agricultura é que até o final deste ano, pelo menos mais quatro produtores obtenham o selo SIM.

Feira do Produtor Rural

De sexta à domingo será realizada na Praça Rio Branco a Feira do Produtor Rural. Segundo o secretário de Agricultura Rodrigo Cunha, serão 10 tendas aonde serão comercializados diversos produtos como queijo serano e os doces caseiros.  Evento faz parte da programação dos 108 anos de Bom Jesus.

Foto: Queijaria São Francisco