A vacina contra febre amarela está à disposição da comunidade nas quartas-feiras nas unidades de saúde. Moradores que encontrarem bugios mortos q comuniquem imediatamente a Vigilância através do telefone 3237 1653.
Intensificar a vacinação contra a febre amarela nos municípios da região, caracterizados como prioritários para as ações de controle da doença no Rio Grande do Sul, é a orientação do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS). Na lista destes municípios está Bom Jesus. A secretaria de Saúde informa que a vacina está sendo disponibilizada nas Unidades de Saúde, nas quartas-feiras, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h.
Pessoas que não possuem comprovação vacinal deverão ser considerados não vacinados e devem se dirigir às Unidades Básicas de Saúde. Os bugios e os macacos são considerados sentinelas da febre amarela e não causam riscos à população. Esses primatas servem como indicadores da presença do vírus no ambiente silvestre. Eles adoecem depois que são picados pelo mosquito transmissor.
A Secretaria de Saúde alerta aos moradores que ao encontrarem bugios ou macacos mortos que comuniquem imediatamente a Vigilância através do telefone 3237 1653.