Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
24/08/2022 Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Secretaria da Saúde reduz fila de espera por cirurgias e firma novas parcerias

Os dados do setor de agendamento de consultas e exames revelam no início do governo 344 pacientes aguardavam por uma avaliação para realização de cirurgia geral, e agora são apenas três

Nos últimos meses houve uma significativa redução na fila de espera de pacientes que aguardam por cirurgia através do SUS.  Em algumas especialidades havia pessoas aguardando a serem chamadas havia mais de cinco anos. A prefeita Lucila Maggi destaca que está sendo investido mais de 30% do orçamento do município em saúde. “Fizemos convênios com clínicas e laboratórios em outros municípios para agilizar os atendimentos e reduzir esse tempo de espera”.

Os dados do setor de agendamento de consultas e exames revelam no início do governo 344 pacientes aguardavam por uma avaliação para realização de cirurgia geral, e agora são apenas três. Para cirurgia vascular eram 216 pacientes na espera, agora são quatro. Consultas para urologista apresentava 278 pessoas na fila de espera, agora são oito. Já em relação a exames de ressonância magnética eram 444 pessoas aguardando, agora são 16, em tomografia apenas 29 pessoas aguardam a realização do exame, em uma fila que tinha mais de 220 pessoas.

No que se refere a realização de ecografias a administração firmou duas parcerias com clínicas em Passo Fundo.  São em torno de 130 pacientes que tem este exame agendado para os próximos dias. A secretária da Saúde Renata Zamban Paim, destaca que estão sendo firmadas novas parcerias como é o caso com o Centro de Assistência em Especialidades do Círculo em Caxias do Sul.

A frota da Secretaria da Saúde é composta por 10 veículos que rodam em média 40 mil quilômetros por mês levando pacientes para diversas cidades do Estado. Em Vacaria está a referência para hemodiálise sendo que três vezes por semana é feito o deslocamento dos pacientes. Em Nova Prata a referência é para cirurgias com oftalmologista. Em Igrejinha são atendidas as crianças com deficiências que precisam de tratamento odontológico. Além disso, há ainda os deslocamentos com pacientes em emergência. A mais recente parceria permitiu a realização de consultas em uma clínica de Passo Fundo com um endocrinologista e também com traumatologista e neuropediatra. Para Antonio Prado estão sendo encaminhadas as mulheres que desejam realizar exames de mamografia e consultas com mastologista. Desde maio está especialidade está sendo oferecida as pacientes de Bom Jesus. Em setembro 40 mamografias estão agendadas.

Assessoria de Comunicação 

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé