Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
19/03/2021 Agricultura
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Secretaria da Agricultura busca adesão do município ao SUSAF

A proposta é que em breve os produtores de queijo artesanal serrano possam com o SUSAF comercializar o produto em todo o Estado

Para atender uma demanda dos produtores de queijo artesanal serrano, o secretário de Agricultura Rodrigo Santos Cunha(foto) mobilizou a equipe para a busca dos documentos necessários para adesão ao SUSAF (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte). Quatro queijarias já possuem o SIM (Serviço de Inspeção Municipal), porém, faltam alguns ajustes na documentação e que são necessários para seguir em busca dos novos selos como é o caso do SUSAF (governo do estado) e posterior o Selo Arte (governo federal). Essa documentação está sendo regularizada e, de acordo com o secretário, em breve o pedido de adesão deverá ser encaminhado pelo município ao Governo do Estado. As tratativas estão sendo acompanhadas pelo Aprocampos (Associação dos Produtores de Queijos e Derivados de Leite dos Campos de Cima da Serra).


Programa de controle  populacional de cães e gatos 
A secretaria de Agricultura adquiriu materiais para o funcionamento da sala de castração como uma mesa cirúrgica. Atualmente o procedimento é feito em três animais (cães e gatos) de rua por semana auxiliando no controle populacional. Importante destacar que pessoas voluntárias estão auxiliando no pós-operatórios destes animais para que tenham recuperação adequada. Os proprietários de cães e gatos que se enquadram nas exigências legais como Bolsa Família devem fazer um cadastro na secretaria.  Nestes casos, é feita a castração de pelo menos dois animais por semana. 


Chamada pública para merenda escolar 
Os produtores rurais ligados a agricultura familiar poderão participar da chamada pública para aquisição da merenda escolar. Os interessados em participar deverão apresentar a declaração do Pronaf que é emitida pela Emater. O processo estará aberto até dia 05 de abril. 


Assistência técnica 
Um engenheiro agrônomo presta assessoria técnica aos produtores. Atua entre outras atividades no acompanhamento das lavouras do programa troca-troca de milho. Além disso, fornece informações aos interessados na instalação de pomares e na abertura de viveiros entre outras atividades. 

Assessoria de Imprensa 

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé