30/09/2011

RS e SC unidos pelos Caminhos da Neve

Governador Tarso prometeu empenho para tornar esta obra realidade...

O secretário de Infraestrutura e Logística do RS, Beto Albuquerque, reuniu-se com o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, e o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, no início da tarde de quinta-feira (29), no Palácio Piratini, para solicitar prioridade dos dois estados na conclusão da pavimentação asfáltica dos Caminhos da Neve.

No trecho gaúcho, falta asfaltar 44 quilômetros da rodovia que encurta em 100 quilômetros a distância entre os municípios turísticos de Gramado e Florianópolis. O governador Tarso prometeu empenho por parte do governo para tornar esta obra realidade e autorizou o secretário Beto a realizar o projeto da obra de conclusão, por meio do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). "Após essa conversa com os governadores dos dois estados que serão beneficiados pela estrada, obtivemos a confirmação de prioridade na captação de recursos para construir e concretizar este projeto de extrema importância no auxílio ao desenvolvimento do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina", explicou Albuquerque, ao lembrar que os recursos para esta ligação também podem ser buscados no Ministério do Turismo e por royalties das barragens.

O governador Colombo também garantiu prioridade na conclusão da rodovia pelo lado catarinense. No Estado vizinho ainda restam 29 quilômetros para serem asfaltados, mais a ponte sobre o Rio Pelotas, sendo que já existe projeto para estas obras.

Mais cedo, em reunião na Seinfra, o prefeito de Bom Jesus, José Paulo de Almeida, lembrou que o asfaltamento que proporcionará a ligação entre as serras gaúcha e catarinense, foi escolhido pelas lideranças da região como a obra prioritária, porque alavancará o potencial turístico das cidades que compõem a rota. "Temos a convicção de que esta ligação será importante para desafogar a BR-116 e a BR-101, além de colocar nossa região no mapa do turismo brasileiro, destacando todo o potencial que temos nesta área", ressaltou Almeida.

Participaram da reunião representantes políticos e empresariais dos municípios de Bom Jesus e São Joaquim (SC), além da equipe técnica da Seinfra e do Daer.

ERS-110 será concluída até dezembro

O secretário Beto ainda anunciou, na reunião com os representantes da região, a conclusão da ERS-110 até dezembro. A rodovia, localizada entre Várzea do Cedro e Alziro Ramos, com extensão total de 35,29 quilômetros, tem 2,8 quilômetros inconclusos. A empresa responsável é a Construtora Sultepa S/A. O valor do contrato, atualizado, é de R$ 1,2 milhões.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Secretaria de Infraestrutura e Logística RS