04/07/2020 Saúde

Região classificada como "bandeira vermelha" novamente

Prefeito de Bom Jesus reivindica possibilidade de manter protocolos de "bandeira laranja"

O agravamento da pandemia no Rio Grande do Sul deixou metade das regiões do Estado sob bandeira vermelha nesta sexta-feira (3). A Região da Serra, onde estão inseridos Bom Jesus e outros 28 municípios, voltou a ser classificada como "bandeira vermelha" no mapa de distanciamento controlado proposto pelo Governo do Estado no enfrentamento à pandemia do novo coronavirus (covid-19). Mas, conforme informação constante no site da Secretaria de Estado da Saúde que: "os municípios em região de bandeira vermelha que não tenham registro de hospitalização e óbito por covid-19 (considerando o município de residência) nos 14 dias anteriores a apuração das bandeiras poderão adotar, através de regulamento próprio, protocolos previstos na bandeira laranja, mantendo atualizados os sistemas de informações oficiais (SIVEP e E-SUS). Assim se enquadra o município de Bom Jesus e a solicitação do prefeito Diogo Grazziotin Dutra é neste sentido.

O mapa divulgado na sexta-feira é preliminar (veja em: https://estado.rs.gov.br/metade-das-regioes-fica-em-vermelho-no-mapa-preliminar-da-9-rodada-do-distanciamento-controlado?fbclid=IwAR0ciwAQLvaLjCCsZ4SfR5EU6azSAxJkpjoz7SPH4Nbzls8oId_5hNvf0l4). Os municípios podem recorrer e, na segunda-feira, o governo do Estado fará nova análise e divulgará bandeiras definitivas para o período.