28/01/2011

Queijo Serrano foi pauta de reunião na Câmara de Vereadores de Bom Jesus

Com o objetivo de prestar esclarecimentos aos representantes da região produtora de Queijo Artesanal Serrano foi realizada na quarta-feira, 26, reunião na Câmara de Vereadores, em Bom Jesus.

Na pauta foram discutidos assuntos como a recente portaria 214/2010, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, que aprova o regulamento técnico para fixação de identidade e qualidade do queijo artesanal serrano e o planejamento das ações para 2011.

Participaram da reunião junto aos vereadores, o prefeito José Paulo de Almeida, o gerente regional da Emater Neuri Frozzi, os secretários e os coordenadores municipais de agricultura e os técnicos do Serviço de Inspeção Municipal dos onze municípios que constituem a região produtora de Queijo Artesanal Serrano.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico de Bom Jesus, Mara Almeida, é necessário um trabalho em conjunto para garantir o espaço do queijo regional no mercado.

“Precisamos que os representantes municipais da agricultura e da Emater estejam unidos para que possamos assegurar a permanência deste produto de grande significado econômico, social, histórico e ambiental. É necessário inserir o queijo dos Campos de Cima da Serra no mercado dentro dos padrões de boas práticas de fabricação, mas com o sabor e a tradição produzidos a mais de 200 anos e que vem sendo passado de geração em geração”, ressaltou.

A região produtora de Queijo Artesanal Serrano é formada pelos municípios de Bom Jesus, Cambará do Sul, Campestre da Serra, Caxias do Sul, Ipê, Jaquirana, Monte Alegre dos Campos, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes, Muitos Capões e Vacaria.

Fonte:

Daiana Silva