Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
08/11/2021 Agricultura
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Queijo artesanal serrano ganha medalha de ouro em concurso internacional

Título foi conquistado pela Chácara dos Padres

O queijo artesanal serrano produzido na queijaria Chácara dos Padres, de Bom Jesus, recebeu a medalha de ouro em um concurso internacional no sábado,06/11. O produto concorreu com mais de 800 queijos nacionais e de outros países, avaliados por mestres queijeiros de diversas nacionalidades, no Araxá Internacional Cheese Awards, ocorrido em Araxá, Minas Gerais. O proprietário da Queijaria Alexander Ribeiro de Liz conta que quando soube do concurso através da Associação Gaúcha de Laticínios decidiu inscrever o produto. “Este queijo abre caminhos para que o Brasil e o mundo saibam que o queijo artesanal serrano tem muita qualidade e estava adormecido há mais de 300 anos”, comenta.

A Chácara dos Padres fabrica queijo serrano há mais de 15 anos. É um trabalho que se concentra, principalmente, nas mãos das mulheres da família, Carla e as filhas Nátaly e Nicoly. Todos os dias elas produzem de 20 a 25 quilos do produto. Em setembro, a propriedade de Ribeiro de Liz também recebeu a visita técnica de servidores da SEAPDR que conhecerem a realidade da produção artesanal da família, verificaram o andamento da execução das metas do convênio e buscaram mais subsídios para entender as dificuldades que emperram a legalização dos produtos artesanais gaúchos. 

No final de outubro, a Chácara dos Padres foi uma das contempladas com kits de boas práticas agropecuárias e de fabricação entregues pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), em um evento que contou com a presença da secretária da Agricultura, Silvana Covatti, em São José dos Ausentes. A distribuição dos kits era uma das metas do convênio de qualificação da cadeia produtiva do queijo serrano, que abrange diversas agroindústrias, numa parceria firmada entre SEAPDR e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Selo do Serviço de Inspeção Municipal 

A obtenção do selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) entregue pela prefeita de Bom Jesus Lucila Maggi em julho deste ano, foi mais um passo em busca da expansão de mercado e da certificação e valorização do queijo serrano. Além da Chácara dos Padres, mais três queijarias do município receberam o documento. O secretário de Agricultura Rodrigo Cunha destaca que, desde o começo da administração, priorizou reunir os documentos necessários para agilizar a certificação dos empreendimentos através do SIM e agora segue na busca pelo SUSAF e o Selo Arte. Foi contratada uma médica veterinária para dar suporte técnico aos produtores. 

*Com informações da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural 

Assessoria de Imprensa 

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé