30/09/2021 Educação e Cultura

Projeto pioneiro de reciclagem envolvendo estudantes será implantado em Bom Jesus

O Recicle Bem, Faça o Bem será implantado nos próximos dias nas escolas da rede municipal de ensino e na APAE

O município de Bom Jesus oficializou nesta quarta-feira,29/09, a parceria com a empresa Encanttus Confecções, com o objetivo de desenvolver nas escolas o projeto  Recicle Bem, Faça o Bem. A iniciativa contará com a participação dos alunos das escolas da rede municipal de ensino e da APAE. É um programa pioneiro de reciclagem correta destinado às instituições de ensino, fornecendo o ciclo completo da cadeia de reciclagem.

O objetivo do Recicle Bem, Faça o bem é conscientizar e estimular os alunos sobre o processo de reciclagem e separação correta do lixo, gerando uma espécie de “troca” de embalagens recicláveis por materiais escolares ou uniformes totalmente sustentáveis.

Como funciona

A partir da adesão ao programa o conteúdo fará parte também do Plano Pedagógico das escolas sendo uma ação interdisciplinar. Haverá um ecoponto em cada uma das escolas participantes assim como os demais materiais do Recicle Bem, Faça o Bem. Cada aluno deverá entregar no mínimo 1.600 embalagens por ano. Em casa, o estudante faz a separação dos resíduos que podem ser reciclados (exceto o vidro) e a limpeza correta, na sequencia guarda na Ecobag (sacola que será entregue aos estudantes) e leva até a escola. Lá terá uma máquina que comprime e armazena adequadamente as embalagens.

No sistema de trocas, cada embalagem vale o equivalente a um ponto. Somados, esses pontos serão utilizados na troca por uniformes escolares sustentáveis, materiais escolares e por outros prêmios relacionados a educação que o município irá oferecer.  O programa tem um aplicativo em que cada aluno poderá consultar a sua pontuação.  Os alunos das escolas do município de Mormaço foram os primeiros a aderirem ao Recicle Bem, Faça o Bem (fotos).

A proprietária da empresa Encanttus Confecções Gabriela Rodrigues, afirmou que em um prazo de 15 a 20 dias deverão ser colocadas as primeiras máquinas de coleta do material nas escolas que irão participar do programa. A secretária de Educação e Cultura Márcia de Freitas Oliveira, confirmou que cinco escolas estarão envolvidas neste projeto além da APAE: Escola Municipal Irmãs Ramos, Escola de Educação Infantil Dorvalina Jacoby Silveira, Escola de Educação Infantil Marieta de Oliveira Reis, Escola de Educação Infantil Irmã Maria Branca e a Escola Municipal Bom Jesus.

A cerimônia de assinatura do contrato contou com a presença da prefeita Lucila Maggi, vice-prefeito Diogo Kramer Boeira, a secretária de Educação e Cultura Márcia Freitas de Oliveira, Secretário de Meio Ambiente Luiz Everton Moojen, Secretária da Fazenda Recilia Madeira, Procuradora Geral Cátia Luana Carniel, a proprietária da empresa Encanttus Confecções Gabriela Rodrigues, a representante comercial da empresa Camielli Berticelli, o presidente da Câmara de Vereadores Sérgio Billieri, os vereadores Velocino Tristão da Silva (Baiano), Gilnei dos Santos e Daniel Oliveira.