Cerimônia contou também com a presença dos técnicos da Emater, do deputado estadual Carlos Búrigo , do Adido Cultural do RS César Oliveira e o do secretário estadual de Turismo Ronaldo Santini
A prefeita de Bom Jesus Lucila Maggi entregou nesta sexta-feira,16/07, um documento que estava sendo muito aguardado pelos produtores do queijo artesanal serrano. O selo SIM, emitido pelo Serviço de Inspeção Municipal, permite que os produtos derivados de origem animal possam ser comercializados dentro do município. Nesta sexta, três produtores receberam o documento após cumprirem todos os critérios estabelecidos pela legislação.
De acordo com a médica veterinária da secretaria da Agricultura Cátia Dal Bello Giacomet, a cada 15 dias ocorre uma visita às queijarias para que sejam feitas as avaliações dos protocolos. “São examinadas as análises periódicas da água, do leite e do queijo produzido”. Além disso, são observadas as condições de higiene do local e a sanidade dos animais. “São realizados testes de brucelose e tuberculose em todo o rebanho”. O monitoramento do dia-a-dia da propriedade é feito por meio de planilhas que são posteriormente avaliadas pela médica veterinária. São levadas em conta as orientações do BPF ( Boas Práticas de Fabricação) e o POP (Procedimento Operacional Padrão).A expectativa da Secretaria de Agricultura é que até o final deste ano, pelo menos mais quatro produtores obtenham o selo SIM.
Receberam o selo os produtores Adler Pereira Nunes da Queijaria São Francisco; Alexander Ribeiro de Liz da Chácara dos Padres e Celso Pelizzari da Quejaria Pelizzari.
Feira do Produtor Rural
De sexta à domingo está sendo realizada na Praça Rio Branco, em Bom Jesus, a Feira do Produtor Rural. Segundo o secretário de Agricultura Rodrigo Cunha, são 10 tendas aonde estão comercializados diversos produtos como queijo serrano e doces caseiros. As atividades fazem parte da programação dos 108 anos de Bom Jesus.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Luiz Chaves