26/05/2020 Obras e Trânsito

Prefeitura recupera estrada da Barragem

Serviço executado em parceria com o Estado, com recursos da Consulta Popular 2017/2018

Recentemente a Secretaria Municipal de Obras e Trânsito esteve envolvida na recuperação e melhorias em trecho de aproximadamente oito quilômetros da conhecida Estrada da Barragem, a "Rodovia Caminhos da Neve". Recursos do Estado possibilitaram a contratação de empresa com motoniveladora, caminhão pipa e rolo compactador para executar os serviços e a Prefeitura ofereceu como contrapartida o cascalhamento da rodovia usando caminhão e escavadeira hidráulica. "Mais uma estrada do interior que efetivamos como bom o seu estado de trafegabilidade", frisa o secretário Avelino Costa da Silva. A manutenção foi no trecho compreendido entre o entroncamento com a BR 285 na localidade de Rondinha até dois quilômetros após a Barragem do Rio dos Touros.

Cabe destacar que o serviço ficou bem executado, porém, produtores não observaram a necessidade de cuidar da rodovia e acabaram por danificar boa parte do trecho. Isto porque logo após a execução dos serviços ocorreu período de chuvas e foram mantidos os trabalhos de extração e transporte de madeira com utilização de veículos pesados. "Teremos que voltar para arrumar de novo cerca de 4 quilômetros e posteriormente britar de novo o trecho", salienta Avelino.

Este recurso do Estado era pleiteado pelo município desde o ano de 2017, quando na Consulta Popular que destinaria verbas aos municípios no ano de 2018 foi aprovada a demanda de manutenção das estradas do interior. Juntamente com delegados de outros municípios dos Campos de Cima da Serra, o então assessor de comunicação da Prefeitura de Bom Jesus, Duclerc João da Silva, contribuiu para a definição do valor de R$ 451.428,57 para esta ação na região em 2018. Assim, Bom Jesus teve a indicação de R$ R$ 56.428,57 à época (https://www.bomjesus.rs.gov.br/noticias/r-94-800-00-da-consulta-popular-para-bom-jesus). "Imediatamente iniciamos as tratativas para receber os recursos e o estado várias vezes acenou que logo estariam liberadas. Os anos se passaram, três desde sua definição e aprovação, mas a administração municipal manteve a reivindicação, anteriormente com o prefeito Frederico Arcari Becker e agora com o Diogo Grazziotin Dutra, e felizmente aconteceu", ressalta Duclerc.

Fotos: Avelino Costa da Silva e Duclerc João da Silva