05/02/2018 Agricultura

Prefeitos da região se reuniram no Rodeio de Vacaria

O galpão da Prefeitura Municipal de Vacaria no Parque Nicanor Kramer da Luz sediou, na sexta-feira, dia 2 de fevereiro, importante evento que reuniu municípios integrantes de três entidades regionais. A reunião, realizada no 32º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, contou com a participação de prefeitos e representantes dos municípios da Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra (Amucser), do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável dos Campos de Cima da Serra (Condesus) e da Agência de Desenvolvimento da Região dos Lagos (Adrel – que envolve municípios do RS e de SC).

Mais uma vez foram tratados de assuntos de extrema importância para o desenvolvimento regional, numa pauta conjunta das três entidades. Inicialmente, o deputado federal Vinícius Ribeiro, juntamente com técnicos da Emater, expuseram sobre a necessidade de regulamentação estadual do queijo artesanal serrano. Foi apresentada uma proposta de documento que foi assinado pelos prefeitos com o intuito de solicitar celeridade do Estado no sentido de regularizar e regulamentar a produção e venda. Os presidentes do Condesus e da Amucser se comprometeram de agendar audiência no Governo do Estado para oficializar a apresentação desta reivindicação.

Depois, o presidente da Organização Brasileira das Cidades Patrimônio Mundial e consultor da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Mário Nascimento, palestrou sobre questões de aprimoramento do turismo, destacando a necessidade de efetivar o projeto “Gaucho” que, segundo ele, certamente reforçará o desenvolvimento do turismo em todos os municípios envolvidos. Ele também abordou a pauta municipalista e processos de melhorias para os entes federados.

Na sequência, foi apresentado um projeto de rali que já é realizado em algumas cidades de Santa Catarina, o qual se pretende ser ampliado já neste ano, inclusive com a integração de cidades do Rio Grande do Sul. Também representantes de apicultores de Cambará do Sul ocuparam espaço na pauta para apresentar e pedir apoio ao projeto que reivindica o registro de origem para o produto “mel branco”, o que dará um incremento de reconhecimento e de renda para os produtores do município e da região.

Marcus Vinícius Almeida, diretor administrativo da Corsan, falou sobre os serviços que a companhia presta aos municípios e da parceria para a realização de eventos como o rodeio. Já o deputado federal Luiz Antônio Covatti Filho abordou sobre projetos em tramitação no congresso nacional e que impactam diretamente na vida dos municípios. Ele também reforçou a importância da defesa da pauta municipalista.

O momento artístico da reunião foi com uma bela apresentação de Fiorella, a menina paraguaia que encantou a todos interpretando duas músicas, sendo uma delas “Querência amada”. A garotinha, que também sagrou-se campeã de laço prendinha foi destaque do Rodeio, figurando em veiculações diversas, nos mais variados órgãos de comunicação, e participou de diferentes momentos no evento.

Destaque para a presença dos prefeitos de: Esmeralda e presidente da Amucser, Ailton de Sá Rosa; de Monte Alegre dos Campos e presidente do Condesus, Hildebrando de Almeida; de Capão Alto/SC e presidente da Adrel, Tito Pereira Freitas; o anfitrião, de Vacaria, Amadeu Boeira; de Bom Jesus, prefeito Frederico Arcari Becker e vice Sérgio Francisco Varela; de Muitos capões, prefeita Rita de Cássia Campos Pereira e vice Elenise Alves Cabral; de André da Rocha, prefeito Sérgio Carlos Moretti e o vice Vilmar José Marcon; de Ipê, Valério Marcon; de Pinhal da Serra, Anderson de Jesus Costa; de Jaquirana, Marcos Finger Pires; de Abdon Batista/SC, Lucimar Antônio Salmória; de Cerro Negro, Adenilson Conrado; de Campo Belo do Sul/SC, José Tadeu Martins de Oliveira; vice-prefeito de Lages/SC, Juliano Polese Branco. Também presentes a secretária de Desenvolvimento Econômico de Bom Jesus, Sumaya Velho Turella; o secretário de Agricultura de São José dos Ausentes, Jânio Vieira; e, a secretária de Turismo de Cambará do Sul, Beatris Isoppo Trindade. Os participantes foram agraciados com suculento churrasco, à noite, depois de terem passeado pelo parque e acompanhado as atividades do rodeio.

As soberanas da Festa do Pinhão, de Muitos Capões, rainha Manuele Costa de Oliveira e princesas Dienifer Batista Pimentel e Princesa Charize Oliveira da Silva ocuparam espaço de fala para convidar a todos para seu evento, que será realizado de 3 a 6 de maio. As soberanas da Festa da Gila e Festa do Queijo Artesanal Serrano, rainha Nathália Borges Silveira e princesas Nicoly De Liz Walter e Paula Soares Antônio convidaram para o evento que será realizado em Bom Jesus nos dias 11 a 16 de julho. O pessoal de Pinhal da Serra também distribuíram folder de divulgação da Festa da Integração, que será nos dias 26 a 29 de abril.

Veja mais fotos em: https://www.facebook.com/pg/noticiaeinformacao1/photos/?tab=album&album_id=417312002056907

Duclerc João da Silva - Texto e Fotos
54 32371471 - 54 996563558