17/05/2021 Gabinete da Prefeita

Prefeitos da região definem medidas emergenciais para enfrentar o agravamento da pandemia

Entre as medidas está a restrição de circulação de pessoas entre às 21h e às 06h e a suspensão das aulas presenciais. Municípios irão também repassar mais recursos ao HNSO em Vacaria

Os prefeitos que integram a Amucser (Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra) decidiram nesta segunda-feira,17/05, algumas medidas emergenciais para o enfrentamento da pandemia. Uma destas ações será o repasse de recursos para complementar o custeio de 40 leitos clínicos  de Covid, e quatro leitos de UTI no hospital Nossa Senhora da Oliveira em Vacaria. Ficou acertado que, por dois meses, o município de Bom Jesus irá destinar R$ 38 mil. Ao todo serão R$ 340 mil divididos entre os demais municípios sendo que para Vacaria ficou a quantia de R$ 102 mil reais. A divisão se dá pelo número de habitantes.

A prefeita de Bom Jesus e vice-presidente da Amucser Lucila Maggi, destaca que este repasse se faz necessário em virtude do grande número de pacientes que estão sendo atendidos. Lucila ressalta que a prefeitura vem repassando verbas também para o hospital de Bom Jesus. “Semanalmente estamos reunidos com os gestores do hospital definindo as ações que são necessárias para atendimento da população”. O hospital de Bom Jesus também possui leitos clínicos para pacientes com Covid.

Os prefeitos ainda decidiram suspender as aulas presenciais a partir desta quarta-feira, 19/05, por tempo indeterminado nas escolas municipais e estaduais. Um dos motivos é o aumento expressivo no número de casos de Covid.

A prefeita Lucila Maggi assinará um decreto nesta terça-feira,18/05, para adequar os protocolos com o novo sistema de monitoramento do governo do estado chamado de Sistema 3As. A prefeita adianta que estará proibida a circulação de pessoas entre às 21h e 6h, com exceção de quem esteja a trabalho. Os estabelecimentos comerciais que funcionam à noite terão que fechar às 21h.  Mais detalhes desse decreto serão publicados nesta terça-feira.