09/02/2011

Prefeito José Paulo participou de reunião sobre a Usina Hidrelétrica Paiquerê

Estiveram presentes também prefeitos gaúchos e catarinenses integrantes da AMUCSER (Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra) e da AMURES (Associação dos Municípios da Região Serrana)...

O prefeito de Bom Jesus José Paulo de Almeida participou no dia 2 de fevereiro, em Lages (SC), da reunião sobre a Usina Hidrelétrica Paiquerê. Estiveram presentes também prefeitos gaúchos e catarinenses integrantes da AMUCSER (Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra) e da AMURES (Associação dos Municípios da Região Serrana).

A Paiquerê é um projeto do Governo Federal. A usina será construída no Rio Pelotas entre os municípios de Bom Jesus (RS) e Lages (SC) em um desnível de aproximadamente 150 metros e em um trecho de 80 quilômetros de rio.

De acordo com AMUCSER, o empreendimento, em 48 meses de execução, poderá movimentar R$ 1,5 bilhão. Os prefeitos da região acreditam que pelo menos 2% retornariam para os municípios através do ICMS (Imposto sobre circulação de mercadorias e prestação de serviços).

O projeto prevê o alagamento de 6.100 hectares da zona núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, patrimônio mundial, segundo a UNESCO. Atualmente está em processo de licenciamento pelo Ibama. A obra tem investimentos previstos de R$ 968,92 milhões. No ápice de sua construção, o empreendimento deverá gerar 1,8 mil empregos diretos, além de outros 3,6 mil empregos indiretos.

Fonte: Diego S. Amaral - Diretor de Marketing e Administração - AMUCSER