Eleito no mês de julho, o prefeito de Bom Jesus, Frederico Arcari Becker, o Lico, assumiu oficialmente a presidência do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (Condesus) Campos de Cima da Serra, em reunião realizada na tarde de quinta-feira, 8 de novembro, em Vacaria. Neste encontro participaram, além de Frederico, os prefeitos Hildebrando de Almeida, de Monte Alegre dos Campos, e Ernesto Valim Boeira, de São José dos Ausentes, a servidora da Secretaria Geral de Governo da Prefeitura de Vacaria, Ângela Silva, e o assessor de comunicação de Bom Jesus, Duclerc João da Silva, além dos colaboradores da entidade.
Inicialmente, os presentes referendaram a nomeação da nova diretoria para o período de 1 de novembro de 2018 a 31 de outubro de 2019. Frederico substitui Hildebrando na presidência, estando ainda na diretoria: Valério Marcon, prefeito de Ipê, como vice-presidente; e, Anderson Costa, prefeito de Pinhal da Serra, como secretário. O Conselho fiscal é composto por: Hildebrando, prefeito de Monte Alegre; Ailton de Sá Rosa, prefeito de Esmeralda; e, Jânio Vieira, secretário de Agricultura de São José dos Ausentes.
Mais uma vez o prefeito bom-jesuense protagoniza momento histórico importante na região ao assumir pela terceira vez como presidente do Condesus. A entidade já teve Frederico como presidente nos anos de 2013/2014 e em 2016/2017 (este último foi o período em que também esteve como presidente da Amucser pela segunda oportunidade – já tinha sido em 2014). O Condesus existe desde 15 de outubro de 2001. No período 2016/2017, Frederico priorizou a organização e legalização da entidade para a realização de processos de registros de preços e licitações que já auxiliaram os municípios na aquisição de, principalmente, pneus, veículos e medicamentos. Este processo teve continuidade com a presidência de Hildebrando e agora Frederico quer ampliar as ações da entidade neste sentido.
Depois, foram repassados alguns recados da Associação de Municípios, entre eles sobre a construção da sede da Amucser e Condesus que está em fase de aprovação pelas Câmaras de Vereadores para que os municípios possam aportar recursos para este fim. Também falaram sobre o jantar de final de ano e sobre a assembleia da Amucser que será no dia 22 de novembro.
Na sequência passaram a tratar da pauta específica do Condesus. Discutiram o orçamento financeiro para o exercício de 2019 e a contratação de um funcionário através de concurso público já realizado, bem como da contratação de uma assessoria para captação de recursos.
O prefeito Hildebrando sugeriu que o Consórcio tenha uma atuação mais efetiva no que trata sobre os serviços prestados pelo Hospital Nossa Senhora da Oliveira, que recebe recursos financeiros das Prefeituras. Segundo ele, a prestação de contas do uso das verbas pelo hospital seria salutar para a manutenção do convênio. Já o prefeito Frederico sugeriu como pauta também a oficialização do Sistema de Inspeção Municipal aos produtos de origem animal, principalmente no que diz respeito à regularização para produção e comercialização do queijo artesanal serrano. A próxima reunião será no mês de janeiro de 2019.