27/12/2017 Agricultura

Prefeito faz avaliação positiva da administração em 2017

Na reunião com o secretariado, segunda-feira, dia 26 de dezembro, o prefeito Frederico Arcari Becker iniciou fazendo uma retrospectiva das realizações da administração municipal no ano de 2017. Ele frisou que este foi um ano bastante difícil, principalmente devido às crises econômicas, políticas e de valores que assolaram o país, “mas mesmo assim Bom Jesus finaliza o ano com resultado muito positivo”, disse Frederico.

O prefeito novamente falou sobre a obra da unidade de saúde Antonieta De Boni Pedrozo, o no Posto Central que está prestando atendimento de segundas à sextas-feiras até às 22 horas e representa um marco importante na qualificação da saúde pública de Bom Jesus.  Além de o prédio ser excelente, a infraestrutura de equipamentos e instrumentos também é de ponta e, com a disponibilidade de bom atendimento, este Posto de Saúde é referência no Estado do Rio Grande do Sul, graças aos investimentos e forma de gerenciamento da unidade.

“Mas não foi só em saúde que investimos. Podemos citar inúmeras ruas que foram calçadas, a pavimentação da avenida Manoel Silveira de Azevedo que prossegue em obras, recuperação de diversas estradas do interior, sendo que em algumas delas o serviço já foi feito mais de uma vez, as políticas públicas na Educação que garantem material escolar e uniformes para os alunos da rede municipal, aquisição de inúmeras máquinas, caminhões, equipamentos e veículos para os diferentes setores da Prefeitura, as ações de limpeza da cidade, as ações e cursos promovidos através da Sala do Empreendedor, a Festa da Gila e do Queijo que mais uma vez foi sucesso, a manutenção dos salários dos servidores em dia, e fechamos o ano com 5º Show de Natal, isto entre tantas outras ações continuadas ou empreendidas por nós em 2017”, enfatizou o prefeito.

Frederico também fez uma prospecção de como poderá ser o ano de 2018, que se apresenta novamente difícil, com possível redução de recursos, desafios ainda maiores, o que apresenta necessidade de melhor gestão para o enfrentamento e andamento dos trabalhos. “Provavelmente ainda manteremos no primeiro trimestre as medidas de redução das diárias e de cancelamento de horas extras, que foram tomadas em atendimento a orientação do controle interno e até do Tribunal de Contas. Economizamos bastante, mas ainda assim temos dificuldade para fechar as contas no final do ano”, ressalvou. O prefeito citou que na reunião na Famurs vários prefeitos evidenciaram suas dificuldades, mesmo estando com suas administrações enxutas e com medidas ainda mais drásticas, o que mostra Bom Jesus num patamar ainda melhor que muitos dos entes federados no Estado do Rio Grande do Sul.

O prefeito ressaltou que continuam as tratativas que já vem em andamento há mais de um mês no sentido de reduzir os gastos com a coleta e destinação do lixo. “Nesse quesito queremos economizar cerca de R$ 30 mil com novo contrato. E peço que todos revejam os contratos de suas pastas, conversem com os fornecedores e vamos reduzir ainda mais os custos, mas sem diminuir o ritmo ou depreciar os trabalhos”, salientou Frederico.

Em datas anteriores, os secretários de Assistência Social e de Meio Ambiente já haviam entregue seu relatório demonstrativo de como foi o ano em suas pastas. Agora foi a vesz do secretário de Saúde, Júlio Nagiby Godoy Tessari, que trouxe números importantes e que merecem ser levados à público. Segundo Nagiby, em 2017 foram disponibilizadas 7.066 consultas fora de Bom Jesus; só aqui no município foram mais de 70 mil consultas nos postos, sendo aplicadas mais de três mil doses de vacinas. Também comentou que na Farmácia foram 41.974 atendimentos e distribuídos R$ 360 mil em medicamentos. “Estes números estarei entregando para o prefeito em relatório para que fale nos programas de rádio e que possamos informar a comunidade, destacando que a saúde pública em Bom Jesus está entre as melhores, senão a melhor do Estado”, reforçou o secretário.

Duclerc João da Silva - Texto e Fotos
Assessor de Comunicação