30/05/2017

Prefeito debate ações com o secretariado

Em sua fala periódica com o primeiro escalão de governo, o prefeito Frederico Arcari Becker, Lico, no dia 22 de maio reforçou a necessidade de a máquina pública manter o vigor produtivo com capacidade administrativa para enfrentar as dificuldades geradas pela crise que abate em nível nacional. Segundo ele, as ações no município evoluíram em muitos casos e “já tivemos resultados positivos”. Frederico lembrou que o orçamento municipal depende de recursos do Estado e União e o momento está mais difícil e com menos dinheiro, “com os prefeitos correndo atrás, se empenhando para enfrentar e vencer esta crise”.

A Secretaria Municipal da Fazenda já tem sentido impacto. Persiste preocupação pela redução de receita, que alcança cerca de 700 mil reais a menos nos cofres municipais em quatro meses, o que indica déficit considerável já no primeiro semestre. A administração de Bom Jesus está gastando menos do que o orçamento, mas também a arrecadação está abaixo da estimativa.

Mesmo assim, continua a prestação dos serviços com a implementação de políticas públicas importantes para a comunidade. O secretário da Fazenda Gilmar Athaídes falou que na semana anterior tinha pago cera de 80 mil reais de despesas com o Hospital. Lico enfatizou a intervenção administrativa e pediu empenho de todos para o bom andamento dos trabalhos.

Entre os assuntos tratados naquele dia, a Festa da Gila e do Queijo Artesanal Serrano, os uniformes e tênis para a rede municipal de ensino, a efetivação do loteamento municipal no bairro Santa Catarina, o Serviço de Inspeção Municipal, o britador e a Rádio Aparados da Serra.

A crise política que tem como palco principal a Capital Federal também pautou a reunião, com o prefeito relatando os momentos turbulentos quando publicadas as delações envolvendo o presidente Michel Temer. Na semana anterior, Frederico estava em Brasília participando da XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, oportunidade em que também manteve diversas audiências em ministérios, secretarias e gabinetes de deputados e senadores reivindicando recursos para o município e região.

Na segunda-feira, dia 29, novamente o prefeito se reuniu com os secretários no gabinete. Abordaram vários temas recorrentes à administração púbica municipal. Novamente o prefeito abriu a reunião falando da necessidade de redução de despesas. “Temos que tomar medidas rígidas de controle de gastos, como por exemplo economizar em diárias, entre outras, para que possamos continuar mantendo as ações e a folha de pagamento em dia”, frisou.

Citando a inauguração da loja Quero Quero, Frederico destacou as políticas públicas de incentivo aos empreendedores e que estão dando resultado positivo, com Bom Jesus se apresentando como oportunidade de negócios. A indústria madeireira é um setor que também cresce, inclusive com novas empresas interessadas em se instalar no município.

Duclerc João da Silva - Redação e Imagens
54 32371471 - 54 996563558