20/01/2021 Gabinete da Prefeita

PREFEITO DE AUSENTES É O NOVO PRESIDENTE DA AMUCSER

O prefeito Ernesto Valim Boeira (PSB) foi eleito por aclamação nesta terça-feira,19, o novo presidente da Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra, Amucser. Sendo a vice presidente a prefeita de Bom Jesus, Lucila Maggi Moraes (MDB).

A escolha ocorreu durante uma reunião ordinária realizada na sede da entidade em Vacaria. Oito dos 10 municípios pertencentes à Associação estiveram presentes. Ernesto Boeira é prefeito reeleito de São José dos Ausentes. A vice presidente é a prefeita de Bom Jesus Lucila Maggi Moraes(MDB). A tesoureira será a prefeita de Muitos Capões Rita Pereira, os secretários serão o prefeito de Esmeralda João Pereira e o prefeito de Monte Alegre Onilto Capelini. Ainda fazem parte os integrantes do Conselho Deliberativo os prefeitos de Pinhal da Serra Robison Rodrigues Duarte, de Campestre Moacir Zanotto e o de Ipê Cassiano Caon.  O novo presidente tomou posse já durante o encontro que foi coordenado pelo então presidente e ex-prefeito de Pinhal da Serra Anderson Costa.  Amucser foi fundada em 1993 e o mandato é pelo período de um ano. Ernesto Boeira observa que pretende dar seguimento ao trabalho feito pelas gestões anteriores e buscar meios para auxiliar os municípios neste período de dificuldades especialmente por causa da pandemia. No que se refere a estes cenários alguns temas já foram tratados na primeira reunião da associação.
Medidas para enfrentamento da pandemia
O novo presidente da Amucser conduziu parte da reunião que, teve como alguns dos assuntos tratados, as estratégias para o enfrentamento da pandemia nos municípios da região. De acordo com Ernesto Boeira a chegada das primeiras doses da vacina contra a Covid-19 fará com que algumas atividades possam aos poucos serem retomadas nas cidades. Ele cita o caso das aulas presenciais a partir de fevereiro. “Já agendamos para esta quinta-feira uma reunião na sede da Amucser com os secretários de educação dos municípios para começarmos a alinhavar um plano de ação a ser executado talvez já no mês que vem”, adiantou o prefeito. Além disso, em parceria com o Condesus está sendo feito um levantamento de dados sobre o quantitativo de insumos que seriam necessários, para caso os municípios no futuro precisem adquirir as vacinas contra a Covid. O presidente destacou ainda que com o objetivo de fortalecer a Amucser e auxiliar os municípios, ele espera que as decisões dos temas relevantes sejam tomadas em conjunto. Ernesto relatou que a retorno de algumas atividades da Amucser como os torneios de laço dependerá dos protocolos sanitários, a decisão será tomada a partir do posicionamento de cada prefeito. O município de Vacaria publicou um decreto que estabeleceu protocolo de boas práticas para a prevenção do coronavírus  durante a colheita da maçã. O conjunto de normas deverá ser seguido pelos produtores da fruta. Este hdecreto deverá servir de modelo para os demais municípios da região, sugeriu o presidente da Amucser Ernesto Boeira.