05/01/2021

Prefeita e vereadores de Bom Jesus tomaram posse; veja lista de eleitos

Lucila Maggi (MDB) tomou posse nesta sexta (1º) como prefeita de Bom Jesus (RS). Além dela, 9 vereadores assumiram o cargo; eles foram eleitos em 15 de novembro.

A nova prefeita de Bom Jesus, Lucila Maggi (MDB), tomou posse nesta sexta-feira (1º). Além dela, 9 vereadores assumiram o cargo na Câmara Municipal para a legislatura 2021-2024.

A prefeita Lucila Maggi Morais Cunha tem 41 anos, é casada, declara ao TSE a ocupação de fotógrafa e tem superior completo. Já o vice Diogo (Diogo Kramer Boeira), do PDT, tem 34 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de advogado e tem superior completo.

A prefeita e os vereadores do município foram eleitos em novembro do ano passado. A maior bancada da Câmara será do MDB, com 5 vereadores.

Cabe a prefeita decidir onde aplicar os recursos repassados ao município pelo Estado ou pelo governo federal e como administrar o que é arrecadado de impostos, como IPTU e ISS. Ele também é responsável pelas políticas de áreas como educação, saúde, moradia, transporte público e saneamento básico. Para isso, conta com secretários que são nomeados. A prefeita também precisa trabalhar junto com os vereadores, que representam os cidadãos no Legislativo municipal.

Os vereadores são responsáveis por elaborar e propor leis. Os vereadores podem decidir, por exemplo, sobre a criação de políticas públicas. E têm a obrigação de fiscalizar o uso do dinheiro pelo Executivo e analisar a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelece as despesas do ano seguinte do município.

Veja quem são os vereadores eleitos:

Tadeu da Saúde, do PP, tem 64 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de motorista de veículos de transporte de carga e tem ensino médio incompleto. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 400.000,00.
Prof Claudete, do PP, tem 54 anos, é casada, declara ao TSE a ocupação de professora de ensino médio e tem superior completo. Ela tem um patrimônio declarado de R$ 38.713,70.
Felipão, do PP, tem 47 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de servidor público estadual e tem superior completo. Ele não declara nenhum bem como patrimônio.
Manuela, do PP, tem 30 anos, é solteira, declara ao TSE a ocupação de advogada e tem superior completo. Ela não declara nenhum bem como patrimônio.
Baiano, do MDB, tem 65 anos, é separado judicialmente, declara ao TSE a ocupação de trabalhador de construção civil e tem ensino fundamental incompleto. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 2.600,00.
Dani, do MDB, tem 39 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de técnico em agronomia e agrimensura e tem ensino médio completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 55.559,00.
Professor Gilnei, do MDB, tem 28 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de professor de ensino fundamental e tem superior completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 39.500,00.
Serginho Billieri, do MDB, tem 56 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de administrador e tem superior completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 288.634,53.
Rafael Garga, do MDB, tem 34 anos, é solteiro, declara ao TSE a ocupação de advogado e tem superior completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 30.100,00.

Vereadores de partidos da coligação do prefeito: 5 de 9.

Veja o número de vereadores por partido

MDB: 5
PP: 4

Após a cerimônia de posse, a prefeita, o vice-prefeito, alguns vereadores e o novo secretariado do município se dirigiram a prefeitura e  ficou aberto então à comunidade que quisesse entrar junto a eles. Os cidadãos que ali se encontravam, foram até o gabinete para tirar fotos com a prefeita e o vice-prefeito assim confraternizando a posse deles.