19/11/2021 Gabinete da Prefeita

Prefeita Lucila Maggi faz pedido por um escritório regional da Emater

Prefeita participou do Seminário de Secretários da Agricultura em São Borja

A prefeita Lucila Maggi e o Secretário Rodrigo Cunha participaram nesta quinta e sexta,19/11, do 28º Seminário de Secretários Municipais de Agricultura em São Borja. Na ocasião, a prefeita reiterou o, pedido ao presidente da Emater Edmilson  Pelizari  (foto) que seja aberto um escritório para atender os Campos de Cima da Serra. Atualmente a região pertence a Caxias do Sul. Pleito neste sentido também foi levado ao conhecimento da Secretária Estadual de Agricultura Silvana Covatti durante um evento em Ausentes. Entre alguns argumentos que justificam a demanda está o desenvolvimento do projeto de qualificação e certificação do queijo artesanal serrano. A prefeita e o secretário ainda trataram, no seminário, sobre o SUSAF com o responsável pelo setor na SEAPDR.

O evento teve como objetivo atualizar e gerar novos conhecimentos aos gestores do agronegócio e tratou de temas como avanços do agro e ambientais, boas práticas municipalistas, registro de marcas e sinais e o combate ao abigeato, novas políticas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e as ações da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR/RS) no agronegócio.

Painéis

O primeiro dia do encontro encerrou com a palestra “A desburocratização e os avanços ambientais”, realizado pela diretora-presidente da Fepam, Marjorie Kauffmann. A manhã de sexta-feira iniciou com a palestra “Registro de Marcas e Sinais online como ferramenta de combate ao abigeato”. Participaram do painel o vereador de Dom Pedrito e inspetor de Polícia na DECRAB/Bagé, Patrício Jardim Antunes; o vereador de São Borja, Edson Damião Ribas; e os vereadores de Quaraí, Maurício Mera de Castro e Mario Augusto Teixeira de Souza. Na oportunidade, o presidente e prefeito Bonotto assinou a lei municipal que cria em São Borja a Política Municipal de Marcas e Sinais através da modernização, atualização e digitalização.

O presidente da Emater/RS, Edmilson Pelizari, aproveitou a oportunidade para explanar sobre como usar o planejamento como ferramenta de sucesso. Na sequência, o gerente de agência do Sicredi/São Borja, Juliano Trindade Martins, falou sobre as ações da instituição.

*com informações da Famurs