17/11/2022 Agricultura

Outdoors destacam o queijo artesanal serrano produzido em Bom Jesus

Painéis foram instaladas nos acessos à cidade

Já estão instalados nos acessos a Bom Jesus, tanto pela BR 285 como pela ERS 110, os outdoors que ressaltam a produção do queijo artesanal serrano no município.  A saudação para quem está chegando na cidade refere-se ao melhor queijo artesanal do mundo, pois em um concurso internacional, o produto recebeu medalha de ouro. Os paineis de divulgação ainda trazem a relação das cinco queijarias existentes em Bom Jesus que possuem o Selo de Inspeção Municipal (SIM). Os empreendimentos são Queijaria Boca da Serra, Chácara dos Padres, Do Manoel, Pelizzari e São Francisco de Assis.

Como o queijo é um produto cultural imaterial, foi possível habilitar os produtores no edital que previa  a liberação dessa verba através da Lei Aldir Blanc. Como contrapartida foram feitos os outdoors.

Queijo serrano: uma trajetória de premiações em concursos

O queijo artesanal serrano produzido na queijaria Chácara dos Padres recebeu a medalha de ouro em um concurso internacional. O produto concorreu com mais de 800 queijos nacionais e de outros países, avaliados por mestres queijeiros de diversas nacionalidades, no Araxá Internacional Cheese Awards, ocorrido em Araxá, Minas Gerais.

O queijo produzido pela Queijaria Pelizzari  conquistou medalha de prata em concurso estadual realizado em Porto Alegre na Casa de Cultura Mário Quintana. O 1º concurso de Queijos Artesanais do Rio Grande do Sul teve como objetivo valorizar a produção deste produto e proporcionar melhorias. Organizado pela Associação Gaúcha de Laticínios (AGL), o concurso teve 99 queijos inscritos.

De 15 a 18 de setembro ocorreu em São Paulo o 2º Mundial do Queijo Brasil. Uma feira de queijos, bebidas e alimentos artesanais. Três concursos foram realizados. Um deles foi o 2º concurso de Queijos e Produtos Lácteos. Foram mais de 1.200 inscritos. O queijo produzido pela Queijaria Boca da Serra ficou com a medalha de bronze no concurso.