02/03/2020 Educação e Cultura

Município tem 29 linhas de transporte para 360 alunos

Fornecedores e servidores tiveram reunião na SMEC e transporte escolar está normalizado em Bom Jesus

A secretaria de Educação e Cultura (SMEC) de Bom Jesus tem intensa programação de ações para o ano letivo de 2020, atividades estas que alcançam elevado volume com a volta às aulas. No total são cerca de 1260 alunos na rede municipal e outros tantos na rede estadual. Para favorecer o acesso ao ensino, o município dispõe de 29 linhas de transporte escolar, sendo no momento 27 terceirizadas e duas com veículos e servidores municipais. Ao todo, são percorridos aproximadamente 2.405 quilômetros para transportar cerca de 360 estudantes para as escolas municipais e estaduais de Bom Jesus.

A licitação para a contratação dos serviços de transporte escolar foi realizada no dia 20 de janeiro. Infelizmente, duas linhas não tiveram concorrentes, o que gerou certo transtorno no início do ano letivo, ocasionando ausências em sala de aula por dificuldade de acesso. Através da secretária Maria Niza Almeida Hoffmann, e toda a equipe da SMEC, mas principalmente do setor de transportes, foi dispensada total atenção com o intuito de sanar as dificuldades o mais breve possível, E assim se deu, pois uma empresa de Caxias do Sul passou a fornecer o serviço para as duas linhas cuja concorrência dera deserta. "Estamos sempre atentos e envolvidos com o bom andamento dos serviços da SMEC. A educação é uma das  prioridades da nossa Administração e assim estamos procedendo para o bem estar e pleno desenvolvimento do ensino em Bom Jesus, que é reconhecido e destacado pela eficiência", enfatiza Maria Niza.

No dia 19 de fevereiro, o salão da SMEC sediou importante reunião com os fornecedores do serviço de transporte escolar, servidores, monitores, professores e diretores de escolas. O chamamento foi do setor de transportes, que tem à frente o Elton Policastro e a Sueli Hoffmann, atendendo orientação da secretária Maria Niza. O intuito do encontro foi repassar orientações pertinentes para o bom serviço, informar e instruir sobre a legislação, ouvir reclamações e sugestões, debater as dificuldades e potencialidades, bem como dividir anseios e expectativas com a pretensão de encontrar soluções para as dificuldades.

A primeira parte da reunião foi comandada pelos servidores municipais. No intervalo, um café de confraternização e, na segunda etapa, teve palestra proferida pelo comissário de polícia João Carlos Pinto de Abreu. Pós-graduado em segurança pública, o servidor da Polícia Civil de Vacaria, Comissário Abreu, abordou como tema "Segurança pública no transporte escolar". Ele iniciou falando sobre as funções dos órgãos de segurança, depois situou o transporte escolar no contexto da segurança e abordou os prazeres da vida para falar sobre os elevados índices de uso de drogas lícitas e ilícitas. A fala do Comissário Abreu agradou a todos, vindo ao encontro do que os coordenadores e SMEC pretendem para o ensino de Bom Jesus.

Texto e Fotos: Duclerc João da Silva