11/10/2012

Milhares de gestores pedem que governo federal se sensibilize com a crise dos Municípios

Prefeito José Paulo de Almeida também participa do evento em Brasília...

O prefeito José Paulo de Almeida está em Brasília (DF) onde participa da Mobilização Municipalista Permanente. Ontem, 10 de outubro, aproximadamente 1,5 mil gestores municipais lotaram o auditório Petrônio Portela, do Senado Federal, para o evento. A crise financeira que boa parte dos prefeitos enfrenta foi tema de toda a manhã. Deputados e senadores estiveram presentes para ouvir as reivindicações. O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, lidera o movimento.

Um documento elaborado pela Confederação a partir dos resultados do estudo foi aprovado por unanimidade pelos presentes e foi entregue à ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti.

No documento, todas as causas da crise foram identificadas. Os gestores não sabem como fechar as contas da prefeitura e querem ajuda do governo federal. O motivo deste desequilíbrio econômico não é simplesmente a queda da receita, que é muito expressiva, mas principalmente a imposição de novas despesas, revela o estudo.

Motivos da crise
As principais razões encontradas para o referido desequilíbrio são:
* a queda na receita de transferências da União em razão tanto da fraca atividade econômica quanto da política de desoneração do Governo Federal;
* o enorme volume acumulado de restos a pagar da União devido a Municípios;
* o impacto financeiro de legislações nacionais como a Lei do Piso do Magistério;
* os constantes aumentos do Salário Mínimo muito acima da inflação e do crescimento da receita;
* a omissão das demais esferas no financiamento da Saúde;
* o sub-financiamento dos programas federais nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social.

O Fundo de Participação dos Municípios (FPM) teve reduções significativas a partir do segundo trimestre. Um impacto de R$ 6,9 bilhões. A revolta dos prefeitos se dá porque o FPM foi reduzido após isenções fiscais concedidas pelo governo federal do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), um dos tributos formadores do FPM.

Essa política teve um custo de R$ 1.458 bilhões para os cofres municipais em diminuição de repasses do FPM e de R$ 155 milhões de redução do IPI-exportação, distribuído aos Municípios.

Outros problemas
Além do FPM, a Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE) -combustíveis também apresentou redução de R$ 595 milhões. Porém, são os Restos a Pagar que pioram a situação do prefeito que não pode deixar contas para a nova gestão.

O estudo da CNM mostra o acúmulo de R$ 18,2 bilhões de Restos a Pagar devidos pela União a Municípios. São obras iniciadas (45,2% dos casos) ou até mesmo finalizadas e com recursos trancados na Caixa Econômica Federal. Esse é um dos apelos feitos à ministra Ideli. O valor total do problema é de R$ 8,2 bilhões.

Possível solução
Para tentar fechar as contas, os prefeitos aguardam o 1% do FPM, transferido aos Municípios no primeiro decêndio de dezembro. Para este ano, a CNM estima que o adicional chegue a R$ 2,9 bilhões, um acréscimo de 8% sobre o ano anterior.
No entanto, todos os gestores ouvidos pela Agência CNM, durante a mobilização esperam que o governo federal se sensibilize com os prefeitos para ajudar o final de mandato de alguns e o início de outros.

Fonte: Confederação Nacional dos Municípios