16/01/2017

Lico quer presidir a Famurs

Prefeito de Bom Jesus é o primeiro a se lançar como candidato tendo como principal proposta congregar e representar principalmente os pequenos municípios...

Sua eleição como presidente da Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra (Amucser), na quarta-feira, 11 de janeiro, de certa maneira referendou a pré-candidatura do prefeito Frederico Arcari Becker, de Bom Jesus, para disputar a presidência da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Naquele dia, Frederico disse que gostaria de ser presidente da Amucser neste ano de 2017 para ter oportunidade de acompanhar mais de perto as ações da Famurs, visando aprofundar o conhecimento sobre a estrutura, a qual postula coordenar.

Lico, como é popularmente conhecido, defende bandeiras importantes do municipalismo como credenciamento para o cargo de presidente da Famurs, elencando como prioridade o reconhecimento e a valorização do “poder dos pequenos municípios”. “A grande maioria dos entes federados é composta por municípios pequenos, ou seja, comunidades com população inferior a 30 mil habitantes. Eu quero representar esta parcela de municípios do nosso Estado como presidente da Famurs, conduzindo a entidade no sentido que realmente atenda as determinações de sua existência e demandas direcionadas principalmente àqueles que são os mais impactados”, afirma.

Este ano, o presidente da Famurs será definido através de uma eleição no mês de maio disputada entre prefeitos do Partido Progressista (PP). Lico já iniciou os contatos para conquistar apoiadores e votos. Na região, os municípios administrados pelo PP são: Bom Jesus, Jaquirana, Cambará do Sul, Campestre da Serra, Ipê, Monte Alegre dos Campos, Pinhal da Serra e São Francisco de Paula, mas os contatos são com prefeitos de todo o Estado, já que precisa conquistar a maioria dos votantes.

E, na tarde de quinta-feira, 12, Lico esteve reunido com o prefeito Salmo Dias de Oliveira, do município de Rio dos Índios, discutindo estratégias para o pleito. Salmo é um líder importante entre os prefeitos do PP gaúcho, inclusive já foi candidato à presidência da Famurs em outra oportunidade, e tem capacidade de congregar inúmeros prefeitos de outras regiões do Estado em prol de uma candidatura. Ele afirmou que apoia a candidatura de Frederico pela importante proposta de participação representativa municipalista e até já indicou alguns caminhos e deu orientações no sentido de bem proceder nesta caminhada buscando os votos dos colegas.

Frederico e Salmo se reuniram em Porto Alegre, pouco antes da posse da deputada Silvana Covatti como Governadora Interina do Estado do Rio Grande do Sul. Na oportunidade, Frederico aproveitou para estreitar laços e afinar propostas com outras lideranças do partido.

FONTE: ASCOM Prefeitura de Bom Jesus

Fotos: Duclerc Silva