06/09/2019

Juramento à Bandeira Classe de 2001

Na manhã de quinta-feira, dia 5 de setembro, integrando as comemorações da Semana da Pátria em Bom Jesus foi realizada a solenidade de juramento à bandeira

A cerimônia cívico-militar de compromisso à bandeira nacional e a entrega dos certificados de dispensa de incorporação dos cidadãos de Bom Jesus da classe de 2001 foi realizada na frente da Prefeitura Municipal. Eles foram dispensados do serviço militar inicial, de acordo com o parágrafo 6º do a do artigo 107 e com os artigos 216 e 217 do regulamento da lei do serviço militar. Prestigiaram a solenidade o chefe do posto de recrutamento e mobilização (PRM) 03/001 tenente-coronel Adilton Cardozo Nunes, o delegado de serviço militar de Porto Alegre tenente Ronaldo Foster Almeida, o soldado auxiliar PRM Celso Lima de Souza, o prefeito Diogo Grazziotin Dutra, o presidente da Câmara Municipal vereador Miller Wolff, o sargento PM Fermino, o secretário da Junta Municipal de Serviço Militar José Fernando Silva Macedo, secretários municipais, vereadores, diretores de escolas, servidores do Executivo e do Legislativo Municipal e comunidade em geral.

“Símbolo maior da presença nacional, altaneira, a Bandeira nos acena com seu passado de fervor, com sua história lampejada da veneração de tantos heróis que viveram e morreram por ela e nos faz vislumbrar um futuro promissor para nossa pátria. Encerra, no conteúdo grandioso de sua simbologia, a própria alma da nacionalidade vibrante, determinada e esperançosa” – texto do cerimonial. Para ser apresentada aos jovens dispensados do serviço militar, a bandeira do Brasil foi conduzida pelo soldado PM Aguiler e o texto alusivo à apresentação foi lido pela servidora municipal Sueli Hoffmann. O solene compromisso à bandeira nacional prestado pelos jovens dispensados foi proferido pelo tenente Ronaldo.

Depois do canto do hino nacional juntamente com o grupamento de compromitentes, o prefeito Diogo e o tenente-coronel Adilto abordaram o significado e a importância do ato, bem como orientações e projeções de vida para os jovens e comunidade que acompanhava o ato. Quatro jovens receberam o certificado das mãos do tenente-coronel, do tenente, do prefeito e do presidente da Câmara, seguindo a entrega para todos os demais com registro fotográfico.

A secretária municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, Maria Niza Almeida Hoffmann, e a secretária municipal de Gestão Pública, Gilce Maria Aver Leoni, fizeram a entrega de lembrança de Bom Jesus para o tenente-coronel Adilto e para o tenente Foster, respectivamente.

A Rádio Aparados da Serra transmitiu ao vivo toda a solenidade e as fotos que ilustram esta matéria foram tiradas por Clenecir José da Silva.